Não é um simples campeonato. Quando o Juventude entrar em campo na noite desta quinta-feira (23), em Ijuí, por um instante, o sentimento de orgulho vai estar presente na memória do torcedor alviverde. Não há como não lembrar que uma das taças que representa a Copa do Brasil está no museu do clube.
Campeão em 1999 diante do favorito Botafogo, o Verdão calou mais de 100 mil vozes no lendário Maracanã. Até hoje, clubes de tradição, como o São Paulo, não conseguiram levantar este caneco. A partir das 19h, no estádio 19 de Outubro, o time do volante Mandaca tenta manter a tradição alviverde de fazer boas campanhas na competição nacional.
O São Luiz foi o segundo rival do Verdão na temporada. Pela segunda rodada do Campeonato Gaúcho, no Alfredo Jaconi, houve o empate em 1 a 1 que deixou um gosto amargo na papada.
— O que levamos desse jogo para a Copa do Brasil é que nós temos que caprichar mais, não podemos dar muitas oportunidades para o adversário, porque eles são bons. E vimos que eles deram um chute aí, de fora da área e, com o desvio, saiu o gol. Mas isso daí já passou. Agora é focar e partir em busca da vitória - destacou Mandaca.
O empate basta para o Juventude avançar para a segunda fase. Por isso mesmo, o técnico Celso Roth mantém o mistério na formação tática da equipe. A escalação com quatro homens de marcação no meio-campo não está descartada, mas a tendência é pela manutenção do sistema vitorioso diante do Aimoré, com Vitinho fazendo a armação no setor. O lateral-esquerdo Guilherme Guedes e o volante Jean Irmer voltam ao time principal. O goleiro Pegorari é dúvida para o confronto. O jogador recupera-se de um entorse no tornozelo. Se não puder atuar, Thiago Couto vai para seu terceiro jogo entre os titulares.
Artilheiro do time na temporada com seis gols, o centroavante Rodrigo Rodrigues é uma das principais armas do Juventude para superar o São Luiz.
— Nosso grupo é muito bom, vem criando casca com esses jogos difíceis. Então, acredito que estamos muito esperançosos e trabalhando forte para colher bons frutos. Tenho certeza que eles vão vir. O grupo que se dá muito bem, cada um vai ajudar o outro e, quando chegar os principais momentos da temporada, isso vai fazer diferença — destacou o camisa 9.
Histórico de classificações
Desde 2017, o time alviverde disputou seis vezes a Copa do Brasil e somente em 2017 saiu eliminado logo na primeira fase da competição. Na oportunidade, o Ju caiu para o Murici-AL, ao perder por 3 a 1.
No ano seguinte, a classificação veio com um empate, sem gols, diante do Interporto de Tocantins, graças à atuação do goleiro Douglas, que salvou a equipe da eliminação.
Em 2019, o Ju voltou para Tocantins e derrotou o Palmas, com gol do uruguaio Braian Rodríguez. Um ano depois, em Alagoas, a classificação alviverde sobre o Coruripe veio com mais um empate em 0 a 0. Já em 2021, o Verdão deu o troco no Murici e goleou a equipe de Alagoas com gols de Matheus Peixoto, Guilherme Castilho e Vitor Mendes.
Na temporada passada, o Juventude foi até Rondônia e venceu o Porto Velho, por 2 a 1, no Estádio Aluízio Ferreira. O primeiro gol do Ju foi do centroavante Isidro Pitta. Ricardo Bueno, de pênalti, fez o gol da vitória, na etapa final. Em 2022, o Verdão avançou até a terceira fase, quando caiu diante do São Paulo.