A primeira derrota do Juventude no Gauchão 2023 foi marcada por uma arbitragem polêmica de Anderson Farias. Ele assinalou três pênaltis, distribuiu muitos cartões e conseguiu desagradar os dois lados.
No caso alviverde, a maior reclamação gira em torno dos dois pênaltis marcados a favor do Ypiranga. Após a partida, na saída do gramado, o goleiro Pegorari criticou a atuação do árbitro:
— Queria enaltecer mais uma vez o belissímo trabalho da arbitragem e da Federação Gaúcha. Pela terceira vez seguida, nós fomos prejudicados pela arbitragem. Tanto o primeiro e o segundo pênalti do Ypiranga não foram pênaltis. O excelentíssimo (árbitro) conseguiu mais uma vez. Talvez ele seja escalado de novo. Agora, pelo politicamente correto, somos punidos se criticamos. Então, é isso. É um desrespeito com os profissionais que trabalham duro no dia a dia. Está aí o resultado. Escalem de novo esses profissionais — ironizou o camisa 12 do time alviverde, que falhou no terceiro gol do Canarinho.
Com o resultado, o Ju continua com seis pontos e perde a chance de ingressar no G-4 do Gauchão. O próximo compromisso será diante do Grêmio, na quinta-feira (8), às 19h30min, no Alfredo Jaconi.