O 2023 do Juventude parece uma extensão de 2022. Com enormes dificuldades no Campeonato Gaúcho, agora, o Verdão amarga uma eliminação precoce na primeira fase da Copa do Brasil. O time do técnico Celso Roth foi incompetente e não conseguiu ao menos empatar com o São Luiz, em Ijuí. Com isso, está fora da competição e deixa R$ 1,4 milhão pelo caminho.
Após a partida, o treinador concedeu entrevista coletiva. Mesmo abatido, o comandante alviverde respondeu aos questionamentos, porém, novamente, sem muitas explicações coerentes.
— O Juventude está em reconstrução. O clube tem um status e tem que refazer sua equipe o mais rápido possível. Estamos tentando fazer. Esses resultados acontecem no percurso. Futebol é assim. Nós ainda estamos no processo de ajuste e buscamos a situação ideal — avaliou Roth.
O que chamou a atenção, outra vez, foram as mudanças do técnico. O time estava perdendo para o São Luiz e uma das alterações foi o zagueiro Walce na vaga do meia-atacante Vitinho. Depois, o volante Wesley Hudson entrou no lugar de Jean Irmer.
— Era o nosso grande objetivo e não conseguimos. Muitas adversidades, não podíamos levar gol e levamos aos nove minutos num campo sem condições por conta da chuva. Não conseguimos empatar o jogo. Está de parabéns o São Luiz. Sobre as mudanças, nós colocamos um zagueiro para colocar mais atacantes na frente. Essa era intenção, fazer os dois laterais se transformarem em alas, mas não conseguimos, porque tivemos a expulsão (do centroavante Rodrigo Rodrigues). Sobre o volante, não podemos correr riscos e temos que manter uma certa estrutura de time — tentou explicar Roth, que avaliou o confronto:
— O primeiro tempo foi um jogo e o segundo foi completamente fora do normal, mas temos que nos adaptar. Não adianta dizer de questão climática para o torcedor. No primeiro tempo, estávamos muito bem e o São Luiz só no contra-ataque. No segundo tempo foi isso que vocês viram. O São Luiz se adaptou melhor. É um processo que acontece. Não queríamos que acontecesse nessa competição, que nos daria tranquilidade econômica. Bola para frente, não há como voltar.
Por fim, o treinador elogiou o adversário e parabenizou o São Luiz pela classificação.
— Pegamos uma equipe com uma experiência muito grande. O time do São Luiz já tem mais experiência e fez o jogo que queria. Parabéns para o São Luiz — finalizou Roth.