Parece que 2022 não acabou para o torcedor do Juventude. Em pleno final de fevereiro de 2023, o juventudista ainda sofre com o time. O alviverde estreou na Copa do Brasil na noite desta quinta-feira (23). O time jogava pelo empate em Ijuí, no Estádio 19 de Outubro, mas acabou perdendo pelo placar de 1 a 0 para o São Luiz. O alviverde foi eliminado de forma prematura na primeira fase do torneio nacional, que o Ju foi campeão em 1999. Além da eliminação, o clube da Serra deixa de arrecadar mais R$ 1,4 milhão.
Agora, as atenções do Juventude se voltam para o clássico Ca-Ju. O confronto diante do maior rival será na segunda-feira (27), às 20h, no Estádio Centenário. O jogo é válido pela 9ª rodada do Campeonato Gaúcho. No estadual, o alviverde está próximo do rival. Apenas três pontos separam a dupla na tabela. O Grená é 4º colocado com 13 e o Ju 5º com 10 pontos.
PRIMEIRO TEMPO FRACO E BUROCRÁTICO
O confronto começou ao melhor estilo futebol gaúcho, com muita disputa no meio de campo. Aos poucos o Juventude foi conquistando o setor da intermediária e o volume das ações. Contudo, enfrentava dificuldades de infiltração na área. A aposta era em jogadas pelo alto. Aos 11 minutos, Dani Bolt arrancou em velocidade pela direita, passou por três marcados e cruzou para David da Hora, que cabeceou livre, mas para fora.
Antes dos 15 minutos, os donos da casa tiveram duas oportunidades, mas sem perigo ao goleiro alviverde. Primeiro, Márcio Goiano tentou de falta e, depois, de longe, mas Couto atento pegou ambas.
Aos 18 minutos o Juventude escapou de levar o gol no Estádio 19 de Outubro. David da Hora dormiu no ponto e Jarro recebeu um cruzamento perfeito de John Lennon. O atacante do São Luiz concluiu perto da trave, sem reação de Thiago Couto.
Próximo aos 30, o Juventude não conseguia mais manter o ímpeto inicial. Burocrático e sem conseguir acelerar o jogo para surpreender o rubro, o time da casa procurou atacar, mas esbarrou na qualidade. Aos 35, Jarro deu uma caneta em Jean Irmer, mas na hora da conclusão chutou fraco, para sorte do Ju. No último terço da etapa inicial, o jogo seguiu fraco tecnicamente, com muitos erros de ambos os lados. Aos 38, Thiago Couto ensaiou fazer cera na reposição e levou amarelo do árbitro.
Nos acréscimos a melhor chance do Papo. Vitinho tocou para David. Próximo à área, achou Rodrigo Rodrigues, que limpou o marcador e soltou a bomba. A bola explodiu no peito do goleiro Pablo, evitando o gol alviverde. Os times foram para o intervalo com o 0 a 0 no placar.
ETAPA FINAL COM MUITA CHUVA
O segundo tempo começou com uma chuva torrencial em Ijuí. O campo com muitas poças acabou com qualquer estratégia de fazer a bola rolar. Aos 8 minutos, Édipo se adaptou rapidamente ao campo praticamente alagado. Em cruzamento pela direita, o camisa 19 do time de Ijuí tocou de cabeça, mas a bola desviou no braço do zagueiro Felipe Carvalho e traiu o goleiro Thiago Couto.
Com o São Luiz vencendo por 1 a 0, Celso Roth promove duas trocas e alterou o esquema para o 3-5-2. Entrou Walce e Vini Paulista para as saídas de Vitinho e David da Hora. O Juventude não conseguiu se impor após sofrer o gol. Ao contrário, o time de Roth ficou nervoso e começou a cometer erros defensivos.
Aos 25 minutos a chuva deu uma trégua, mas o campo seguia carregado. Para piorar a situação do time da Serra. O centroavante Rodrigo Rodrigues levou amarelo aos 29 e um minutos depois, acabou expulso por reclamação com vermelho direto. Com 30 minutos, o Juventude ainda não havia levado perigo ao gol do São Luiz.
Com placar adverso, o Juventude foi para o tudo ou nada contra o São Luiz, que procurava cavar faltas e parar o jogo. Aos 35, Alan Ruschel cobrou uma falta. Rafinha achou Vini Paulista dentro da área. Contudo, o atacante tentou por duas vezes a finalização, mas a defesa do São Luiz bloqueou. Aos 39, Pablo salvou, na pequena área, um chute de Mandaca.
Em um final de jogo dramático para o torcedor, o Juventude pressionada como podia. Com seis minutos de acréscimos. Aos 49, novamente Mancada. O jogador do Papo soltou a paulada de dentro da área. O goleiro Pablo espalmou a conclusão rasteira. Com a derrota por 1 a 0, o Juventude acabou eliminado da Copa do Brasil.
FICHA TÉCNICA
São Luiz 1x0 Juventude - 1ª Fase da Copa do Brasil
Data: 23/02/2023 - quinta-feira
Horário: 19h
Local: Estádio 19 de Outubro, em Ijuí (RS)
JUVENTUDE
Thiago Couto; Dani Bolt (Daniel Cruz Cruz 24 2º/t), Danilo Boza, Felipe Carvalho, Alan Ruschel; Jean Irmer (Wesley Hudson 32/2ºt), Jadson (Rafinha 32/2ºt), Mandaca, Vitinho (Walce 15/2ºt); David da Hora (Vini Paulista 15/2ºt), Rodrigo Rodrigues. Técnico: Celso Roth
SÃO LUIZ
Pablo; Mizael (Lucas Evangelista 30/2ºt), Wesley, Ricardo Talheimer, Márcio Goiano; Felipe Guedes, Paulinho Santos, John Lennon (William Amorin 15/2ºt); Jarro (Maurício 30/2ºt), Ygor Vinícios e Édipo (Lucas Sampaio 40/2ºt). Técnico: Fabiano Daitx
Arbitragem: Luiz Augusto Silveira Tisne, auxiliado por Johnny Barros de Oliveira e Bruno Muller. O trio é de Santa Catarina. O quarto árbitro é Roger Goulart-RS.
Cartões amarelos: Thiago Couto (J), Felipe Carvalho (J), Dani Bolt (J), Felipe Guedes (SL), Walce (J); Paulinho Santos (SL)
Cartão Vermelho: Rodrigo Rodrigues (J)
Gols: Édipo aos 8 minutos do segundo tempo