A sensação no ambiente grená é de que a equipe voltou de Pelotas com um ponto ganho. Apesar do bom primeiro tempo, o time do técnico Thiago Carvalho teve dificuldades de atacar o Brasil no Bento Freitas e, no final, teve que agarrar com unhas e dentes o resultado de 0 a 0, após a expulsão do volante Marciel.
A situação agora é outra. Diante do Esportivo, a equipe precisa voltar a vencer para não deixar o pelotão de frente se distanciar na tabela de classificação do Gauchão 2023. Pensando no confronto, o comandante grená realizou mais um treinamento na tarde desta sexta-feira (3). O grupo foi dividido e, em campo reduzido, os atletas aprimoraram o poder de marcação por setor, a transição com bola e a troca de passes.
Mesmo sem dar um indicativo de time, o volante Marlon retorna de suspensão e deve ser escalado pelo técnico grená no lugar de Marciel. Ainda seguem de foram o lateral-esquerdo Dudu Mandai e o meia Peninha. Os atletas já fazem trabalho de transição, com bola, mas ainda precisam de pelo menos duas semanas para adquirirem ritmo de jogo.
Depois de uma atuação segura em Pelotas, o zagueiro Ricardo Lima deve ser mantido entre os titulares na vaga de Fernando. No ataque, Marcão deve ganhar mais uma oportunidade.
Uma provável formação do Caxias para o clássico da Polenta deverá ter: Bruno Ferreira; Marcelo, Dirceu, Ricardo Lima e Jonathan; Moacir, Marlon e Ronald; Diego Rosa, Bustamante e Marcão.
A partida contra o Esportivo está marcada para às 16h de domingo (5), no Estádio Centenário. Com cinco pontos, a equipe grená ocupa o 6º lugar no Gauchão, dois a menos que o Brasil, quarto colocado.