O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou a lista dos atletas e técnicos convidados para o Camping Escolar Paralímpico 2023. A primeira fase será realizada entre os dias 5 e 11 de fevereiro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
Bruna Dondé, 16 anos, paratleta da bocha, foi convidada para participar das atividades. Ela irá representar Caxias do Sul no Camping Escolar Paralímpico. Em 2022, Bruna fez parte da série especial do Pioneiro sobre o paradesporto caxiense. Nascida com paralisia cerebral, Bruna, começou no paradesporto aos nove, em 2015. Em maio do ano passado, Bruna conquistou o primeiro lugar no Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica de jovens, na classe BC2, em Curitiba-PR.
O projeto é idealizado e realizado pelo CPB desde 2018 e tem como objetivo proporcionar a jovens atletas, com idade entre 12 e 17 anos, selecionados a partir das Paralimpíadas Escolares, o primeiro contato com a rotina de um atleta de alto rendimento.
Ao todo, 143 atletas de 21 estados participarão desta primeira fase do Camping, sendo 27 no atletismo, 16 no badminton, nove no basquete em cadeira de rodas (3x3), 12 na bocha, 14 no futebol PC (para paralisados cerebrais), cinco no halterofilismo, 28 na natação, quatro no taekwondo, 13 no tênis de mesa, quatro no tênis em cadeira de rodas e 11 no vôlei sentado.
Durante o período na capital paulista, os atletas serão submetidos a treinos, testes e avaliações, bem como assistirão a palestras. O CPB arcará com todos os custos de hospedagem, alimentação, uniforme e transporte dos participantes.
Escola Paralímpica de Esportes
A Escola Paralímpica de Esportes é idealizada e realizada pelo CPB e tem como objetivo promover a iniciação de crianças com deficiência física, visual e intelectual na faixa etária de 10 a 17 anos em treze modalidades paralímpicas.
São oferecidas aulas de atletismo, badminton, bocha, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, halterofilismo, judô, natação, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo e vôlei sentado. Todas compõem o atual programa dos Jogos Paralímpicos, estabelecido pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês).