Começou na sexta-feira a preparação da arbitragem para o Gauchão 2023. Na oportunidade, a Comissão Estadual de Árbitros de Futebol do Rio Grande do Sul (CEAF/RS) realizou o primeiro trabalho prático para os árbitros e árbitros assistentes da categoria A na pré-temporada que está sendo realizada em Flores da Cunha.
O trabalho aconteceu no Estádio Municipal Homero Soldatelli, no qual os árbitros e assistentes foram separados em dois grupos para a realização de atividades de movimentos de ataque contra defesa. No segundo momento, os árbitros e assistentes revezaram em momentos para apitarem um jogo amistoso disputado por jovens de 15 a 18 anos.
— Nestas atividades práticas, estamos treinando situações que podem acontecer no campeonato. Estamos treinando o raciocínio rápido deles. Durante o Gauchão, iremos realizar reuniões técnicas para fazermos correções e passar instruções aos árbitros e assistentes — declarou o presidente da CEAF/RS, Luiz Fernando Gomes Moreira.
Durante a manhã, aconteceu a abertura oficial da pré-temporada da arbitragem 2023, com a presença do presidente da FGF, Luciano Hocsman, e demais integrantes da diretoria da Federação.