O Caxias é o vigésimo clube da carreira de Marcão. Ao longo dos seus 37 anos, o camisa 9 rodou o Brasil. Experiência, força física, presença de área e gols. É isso que o torcedor do Caxias espera do seu último reforço para a temporada de 2023.
Marcão estava no Brasiliense, onde fez 11 gols na temporada, sendo nove pelo Campeonato Candango, um pela Copa do Brasil e um pela Série D. Ele chega por empréstimo do time do Distrito Federal, treinado por Luan Carlos, ex-técnico do Caxias. Marcão ainda não completou uma semana no Estádio Centenário, mas sabe bem o que a torcida espera para o ano que vem.
— A gente sabe dos objetivos do Caxias e o desejo de fazer um bom Gauchão. O Caxias sempre vai bem e sabemos da dificuldade do Gauchão. Depois, sabemos do desejo de subir. O Caxias é um time grande, que não merece ficar na Série D por tanto tempo. Esse ano bateu na trave, mas creio que ano que vem será um ano de glória e vamos conseguir esse acesso para a torcida, que merece —afirmou o centroavante Marcão, que disse ver o clube no caminho certo:
— São pequenos detalhes que fazem a diferença. Jogo de mata-mata não pode errar, não pode entrar desligado. Um detalhe vai tudo por água abaixo. Esse ano ia subir, no último lance, no finalzinho deixou escapar. Estamos nos preparando para corrigir esses detalhes e estar focados para não deixar escapar nada esse ano que vem — destacou o atacante de 1m90cm.
CENTROAVANTE DECISIVO
Antes de vestir a camisa do Brasiliense, a última temporada que Marcão balançou as redes mais de 10 vezes foi há uma década atrás. Em 2012, defendendo o Athletico Paranaense, ele marcou 12 gols em 23 jogos. Três anos depois, no Figueirense, o centroavante nove gols em 45 jogos na temporada, quando entrou em campo também pelo Brasileirão da Série A, marcando três gols.
Para 2023, o Caxias procurou atletas experientes, com passagens por séries superiores no Brasileirão. O diagnóstico do não acesso é que faltou atitude de vencedor no jogo contra o América-RN, principalmente na reta final do jogo, quando quatro atletas pediram substituição. Marcão diz já ter passado por algumas decisões na carreira.
— Tenho um monte de jogos importantes. Esse ano mesmo fiz o gol do título do Brasiliense, gol na semifinal e na final, gol importante na Copa do Brasil, fui artilheiro do Candango esse ano. Fizemos uma boa Copa do Brasil, saímos na terceira fase para o Atlético Mineiro. Na minha carreira, gol decisivo é o que mais tem. Espero poder fazer esses gols aqui e ajudar o Caxias no acesso e a fazer um bom Gauchão — afirmou.