O Juventude continua o processo de modernização do clube. Até o ano passado, os atletas precisavam se apresentar no Estádio Alfredo Jaconi e se deslocar de ônibus até o Centro de Treinamentos. Para 2023, isso irá mudar. A direção alviverde investiu na criação de um ambiente que permite a apresentação dos jogadores diretamente no CT.
A nova estrutura ficará ao lado do ginásio e próxima a um do campos do Centro de Treinamento. Neste local, foram investidos R$ 1 milhão para a construção de vestiários para os atletas e comissão técnica, um espaço para 38 jogadores. Além disso, há um ambiente de convivência, uma sala de café da manhã e pequenas refeições, rouparia e sala de fisiologia. O custo é considerado baixo, com um ambiente bonito, climatizado e de fácil limpeza.
— A apresentação dos atletas será aqui. Vamos diminuir consideravelmente a utilização do Alfredo Jaconi. O dia a dia dos atletas será aqui no CT — comentou Rafael Bellei, vice-presidente do Juventude.
Esse investimento é uma evolução na logística diária dos atletas para os treinamentos já a partir da pré-temporada. Agora, os jogadores poderão se apresentar diretamente no local e evitar situações desgastantes, principalmente em dia de frio ou chuva, quando os atletas voltavam molhados no ônibus para o Estádio Alfredo Jaconi.
— Temos acompanhado nos últimos anos a questão individual dos atletas, o descontentamento dos jogadores. Teve um atleta, nesse ano, que comentou que nunca teve isso em toda a sua carreira, de ter que entrar em um ônibus e, às vezes, esperar 30 ou 40 minutos por um outro atleta que está treinando cobrança de falta ou de pênalti. E todos sabem, que o nosso tempo em Caxias do Sul por seis ou sete meses é terrível. Então, o maior ganho é esse — afirmou Paulo Stump, vice-presidente do Juventude.
O Juventude inicia a preparação para as competições de 2023, no dia 12 dezembro. O técnico Celso Roth e sua comissão técnica começam as atividades da pré-temporada já com a utilização do novo espaço.
—A pré-temporada começa de forma efetiva no dia 12. Na semana que antecede o dia 12, os novos contratados estarão chegando para realizar os exames médicos que são mais demorados. No dia 12, acontece a reapresentação daqueles que ficaram e se juntam com esse primeiro grupo que chega antes. A pré-temporada será feita no nosso CT e ela se estenderá até a estreia no Gauchão — finalizou Júnior Chávare, diretor-executivo alviverde.