A direção do Juventude aguarda a resposta de cinco jogadores sobre a renovação de contrato visando a próxima temporada. O Verdão já fez as propostas, dentro do patamar financeiro estabelecido para o clube em 2023, e espera um desfecho nos próximos dias. Seis jogadores já declinaram da possibilidade de permanecer e outros cinco dependem de si ou dos clubes de origem.
O lateral-direito Paulo Henrique, que tem contrato até o final do Gauchão, tem proposta de ampliação do vínculo com o Verdão. Além dele, outros quatro jogadores também foram procurados pela direção alviverde: o lateral-esquerdo Moraes, o volante Yuri, o atacante Felipe Pires e o centroavante Vitor Gabriel. As propostas já foram realizadas e o clube aguarda a resposta dos atletas através dos seus representantes e também há negociações com os clubes que detém o contrato dos atletas.
É o caso do lateral-esquerdo Moraes que pertence ao Atlético-GO. O jogador tem contrato com o clube goiano até o final de 2024. O que pode atrapalhar a continuidade dele no Ju é que o Atlético-GO também foi rebaixado para a Série B e será um adversário do Juventude. O centroavante Vitor Gabriel tem contrato com o Flamengo até o final da próxima temporada e o Juventude busca a renovação do empréstimo do atacante de 22 anos.
A negociação para a continuidade do atacante Felipe Pires depende também da liberação do Dnipro-1, clube da Ucrânia que o jogador tem contrato até 2026. O Juventude vê como uma negociação complicada, já que os ucranianos precisariam rever a situação salarial.
Volante Yuri tem contrato com o Fluminense até o final da atual temporada. Ele está emprestado ao Juventude. O fim do vínculo com os cariocas abre as portas para sua renovação com o Ju. No entanto, é uma negociação complexa. O Fluminense pagava parte do salário do jogador. O valor parcial pago pelo Verdão na Série A para o jogador está fora da realidade da próxima temporada. O volante manifestou interesse em continuar em Caxias do Sul.
OUTROS NOMES
O meia Bruno Nazário chegou a ter sua permanência analisada. No entanto, a realidade financeira do jogador não está no patamar alviverde. O Ju não descarta uma nova conversa, mas agora a prioridade é renovar com os outros atletas e a contratação de jogadores que cheguem por empréstimo de grandes clubes do futebol brasileiro.
O Juventude não chegou a um acordo financeiro para manter o volante Jadson, o meia Chico e o atacante Capixaba e não permanecem no Verdão para 2023. Antes, o Verdão sondou a situação do zagueiro Thalisson, mas o Mirassol pediu seu retorno. O lateral-direito Rodrigo Soares, por motivos particulares, não aceitou a renovação. Já o centroavante Isidro Pitta manifestou o interesse de jogar a Série A ou no exterior e também recusou a continuidade no Jaconi.
SITUAÇÃO CONTRATUAL DO ELENCO
COM CONTRATO
:: Goleiros: Pegorari, César e William
:: Laterais: Paulo Henrique (maio de 2023) e Dudu
:: Volantes: Kelvi, Pará, Gabriel Tota e Jean Irmer
:: Meia: Rafinha
:: Atacante: Ruan
:: Categorias de Base: volante Gehring, lateral-esquerdo Da Rocha e centroavante Weliton
:: Emprestados que podem voltar: zagueiro Danilo Boza (Vasco), meia Rodrigo Bassani (Figueirense) e atacante Everton Brito (Náutico)
EM NEGOCIAÇÃO
:: Lateral-direito Paulo Henrique
:: Lateral-esquerdo Moraes
:: Volante Yuri
:: Atacante Felipe Pires
:: Centroavante Vitor Gabriel
NÃO FICAM
:: Zagueiros: Forster, Thalisson, Paulo Miranda, Renato Chaves, Vitor Mendes e Nogueira
:: Laterais: Rodrigo Soares e William Matheus
:: Volantes: Elton, Rômulo e Anderson Leite
:: Meias: Chico e Bruno Nazário
:: Atacantes: Capixaba, Oscar Ruiz, Edinho, Guilherme Parede, Ricardo Bueno e Isidro Pitta