Mesmo que ainda não exista a divulgação oficial por parte da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), é possível cravar que o Juventude estará na Copa do Brasil como o quinto dos 10 times que entram na competição por estarem melhor posicionados no ranking da CBF. De acordo com o site Ranking CBF, que atualiza em tempo real as colocações durante a temporada, o time alviverde ganhou três posições ao final de 2022 e ocupa a 21ª colocação, com 7.161 pontos.
As dez equipes que não garantiram vagas no Estaduais ou nas competições nacionais e entrarão pelo ranking são, em ordem: Santos, América-MG, Ceará, Bahia, Juventude, Chapecoense, Avaí, Vitória, Ponte Preta e Criciúma.
O ponto de corte foi o Criciúma, 34º colocado. O Caxias, por exemplo, segundo a atualização do site, ocupa a 70ª posição, com 1.126. O time grená segue atrás de outros três gaúchos: Brasil-Pel (40º), Ypiranga (53º) e São José (60º).
Com a participação do Ju, serão seis gaúchos na Copa do Brasil de 2023. O Inter, vice-campeão brasileiro, entra direto na terceira fase. Grêmio, campeão estadual, Ypiranga e Brasil-Pel garantiram vaga pelo Gauchão. O São Luiz, campeão da Copa FGF, confirmou a outra vaga do Estado.