A Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2023 foi lançada na tarde desta quinta-feira (3). Com início no dia 2 e decisão em 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, a 53ª edição da Copinha mantém as bases dos últimos anos. O Juventude conheceu seu grupo na tradicional competição.
Com 128 times divididos em 32 sedes, campeões e vice dos grupos se classificam às fases seguintes, disputadas em mata-mata. Ao todo, serão 255 jogos, todos transmitidos ao vivo e os 27 estados representados.
O Juventude ficou no último grupo do torneio. O alviverde ficará na própria capital paulista e terá como adversários na chave 32, o Nacional, o Alecrim-RN e o XV de Piracicaba. O técnico da equipe será Filipe Dias, 30 anos. Ele assumiu o time recentemente e comenta a preparação para a competição.
— Para podermos representar o Juventude numa competição tão rica como a Copa São Paulo é fundamental que haja muito trabalho de todos os envolvidos, assim como o entendimento do que o clube pensa e projeta como processo formativo. Ter uma equipe com uma identidade de Juventude é o nosso pontapé de partida nessa preparação até a competição — declarou.
Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol, fez a abertura do evento e destacou o caráter democrático da Copinha.
— Mais de 60% dos jogadores convocados pelo Tite na Seleção Brasileira jogaram a Copinha e é isso que sonham os 3800 jovens que vão entrar em campo durante a competição. E é possível, por que estarão todos em pé de igualdade, mostrando que o Brasil é um só — finalizou Reinaldo.