O início da pré-temporada do Caxias trouxe junto um antigo namoro grená para sua equipe. O lateral-esquerdo Dudu Mandai, 29 anos, já foi cotado em diversos momentos para vir jogar na equipe do Estádio Centenário. No entanto, o acerto só ocorreu para 2023, quando o defensor tentará ajudar o clube em seus objetivos.
— Na última ocasião, eu estava no Santa Cruz-PE, faltou apenas uma liberação do clube lá. Eu tinha contrato vigente, queria vir a Caxias, mas o clube não liberou — explicou o lateral sobre a demora até esse momento de vinda, detalhando o quão relevante é atuar na equipe grená:
— Para mim, perfeito. Poder voltar ao Rio Grande do Sul depois de três anos e num clube desse tamanho, desse patamar, para mim é prefeito. As primeiras impressões são ótimas, é um clube que dá todo o apoio, tem um um estádio gigantesco, eu sou do Sul, então conheço a torcida. Estou muito entusiasmado de chegar no Caxias e poder representar essa camisa
Recentemente, Dudu Mandai defendeu o Floresta-CE. Em seu histórico, Dudu conta com o principal objetivo grená nos últimos anos: o acesso para a Série C. O jogador defendia o São José-PoA em 2018, quando a equipe da Capital foi um dos quatro que ascenderam da Série D. Para o ala, não há segredo para chegar nesse objetivo:
— Acredito que é o trabalho do dia a dia. Teremos uma pré-temporada um pouco maior do que a comum. Isso dá muita base para o time para nos conhecermos, os atletas que não se conhecem, entender o trabalho da comissão, o que que eles pedem. Sabemos que é um caminho longo, não vai ser da noite para o dia esse acesso.
No grupo de atletas do Caxias, vários jogadores não têm o conhecimento prático do estilo que o Campeonato Gaúcho apresenta. Não é o caso do lateral-esquerdo, que já defendeu São Paulo-RG, São José-PoA, União Frederiquense, Passo Fundo e Esportivo. Por isso, o atleta pode ser uma referência para os novos colegas.
— Será meu sexto Gauchão. Um campeonato diferente dos outros estaduais. Se vê uma parte técnica e de raça muito apurada, independente do confronto, não tem jogo ganho. Espero passar um pouco da minha experiência para os jovens que estão chegando, para os atletas que ainda não conhecem o Gauchão, disso. Tem que treinar bastante, treinar forte, exatamente como é a partida, porque no jogo a exigência vai ser gigante — avaliou Dudu.
DISPUTADA NA ESQUERDA
Em 2023, o técnico Thiago Carvalho terá dois laterais-esquerdo com grande potencial para serem protagonistas do time. Dudu Mandai terá a concorrência de Jonathan, que se lesionou ainda no Gauchão deste ano e fará da pré-temporada o período para tentar igualar sua condição física e técnica com o restante do grupo.
Para Dudu, o Caxias é o grande beneficiado com essa disputa interna.
— O Jonathan é um grande atleta, eu já conhecia. Nunca tinha trabalhado junto com ele, mas já conhecia. Só quem ganha com isso é o Caxias. Acredito que tendo dois jogadores da posição, em condição de ajudar dentro de campo, é ótimo, não só para o clube, mas para nós também nessa disputa. Com certeza vai ter uma troca muito boa entre nós e uma disputa sadia para poder sempre buscar o melhor para o clube, que é isso que importa — concluiu o lateral.