Oito dias se passaram desde que o nome de Celso Roth entrou na pauta do Juventude para comandar a remontagem do time visando 2023. São oito dias sem uma oficialização do profissional como treinador para a próxima temporada. Em entrevista ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha Serra, Fábio Pizzamiglio, novo presidente do Juventude, falou sobre o assunto.
— Não temos nenhum acerto. Ele é um dos nomes que estamos negociando, sim. Não está acertado ainda — disse Fábio, que foi perguntado o que falta para anunciar o nome de Celso Roth:
— Falta acertar (risos).
O Juventude pretende confirmar o novo comandante até a próxima semana. O objetivo é que o treinador participe da montagem do elenco para iniciar a pré-temporada na primeira quinzena de dezembro. Diferentemente dos anos anteriores, neste o Juventude poderá ter um bom período de preparação antes de começar o Campeonato Gaúcho. Com pelo menos 30 dias de treinamentos, o novo técnico terá tempo.
— Queremos ter o técnico o mais rapidamente possível. Provavelmente na semana que vem. Quando falo o mais rápido possível é pensando no ano que vem. Queremos formar o time rápido para começar a pré-temporada no início de dezembro — avaliou Pizzamiglio.
O presidente alviverde não vê necessidade de o novo treinador assumir nos jogos restantes do atual Campeonato Brasileiro. No entanto, caso esse profissional seja Celso Roth, a tendência é que ele passe a comandar a equipe agora.
— Vai depender do treinador. Vou adiantar o que a pessoa física está falando e não o que pensa o departamento de futebol. Vai depender do técnico, de como ele vai analisar o elenco. Pode ser que o técnico que venha diga que não quer assumir, mas fica nos bastidores. Depende do técnico. Eu, Fábio, não vejo necessidade urgente de colocar o técnico na beira do gramado. O Lucas Zanella tem feito um grande trabalho — afirmou Fábio Pizzamiglio, que explicou o perfil buscado no novo treinador:
— Dentro das nossas diretrizes, um treinador que utilize a base. Preenchimento de vestiário é necessário também. Então, preencher vestiário, manter o time com força de vontade de vencer e cara de time gaúcho e usar a base. Vamos precisar a base.
Celso Roth está sem trabalhar como treinador desde 2016, quando foi demitido pelo Inter após o empate em 1 a 1 com a Ponte Preta. O treinador terá o auxiliar-técnico Beto Ferreira na sua comissão, caso acerte com o Juventude.