O roteiro criado durante toda temporada, com apenas sete vitórias em 49 jogos, teve seu desfecho concluído com o rebaixamento. O Juventude está na Série B do Campeonato Brasileiro. Após a 19ª derrota na competição, 1 a 0 para o Atlético-MG, o Verdão não tem mais chances matemáticas de escapar da Segunda Divisão nacional. Em 34 rodadas neste ano, somente três vitórias.
Depois de mais um resultado negativo e a confirmação do descenso, Fábio Pizzamiglio, novo presidente do clube, pediu desculpas aos torcedores jaconeros:
— Eu gostaria de pedir desculpas ao torcedor. Ao mesmo tempo pedir que o torcedor continue apoiando. Cada vez mais precisamos do apoio da nossa torcida. O clube é formado pela torcida. Caímos sim. Vamos lembrar quando caímos em 2007. Não vamos fazer terra arrasada. A equipe de trabalho já vinha fazendo essa transição. A gente já esperava esse rebaixamento. Ele não aconteceu hoje e começamos o planejamento mais cedo. A gente não gostaria de ter caído (para a Segunda Divisão). É algo que a gente sente muito. Todo torcedor está sofrendo neste momento.
Com o planejamento traçado para a 2023, a nova composição da direção e do departamento de futebol, já definiu o novo treinador. Celso Roth ainda não foi oficializado, mas deve ser confirmado como o comandante alviverde. O técnico interino Lucas Zanella esteve à frente do time nos últimos cinco jogos, mas não está garantido para as quatro partidas finais do Brasileirão. O novo treinador pode assumir agora com o rebaixamento já confirmado.
O presidente Fábio Pizzamiglio comentou sobre o encaminhamento com o novo treinador para a próxima temporada:
— O Zanella faz parte da comissão fixa. Estamos num bom andamento na contratação do novo técnico. Então, a medida que o novo treinador não venha, o Zanella continua o trabalho. Muito provavelmente a gente consiga anunciar dentro dos próximos dias, o nosso novo treinador. Nós estamos avançados na contratação do novo treinador. Esperamos anunciar nos próximos dias.