O Juventude foi goleado pelo Santos. No entanto, não foi a primeira vez que isso aconteceu neste Campeonato Brasileiro. Na campanha que culminará no rebaixamento para a Série B, em 31 rodadas até aqui, o Ju foi sofreu a sexta goleada na competição. Foi assim contra o América-MG, Palmeiras, Flamengo, Inter, Fluminense e agora diante do Santos.
Com sete jogos para terminar a Série A, o temor do Juventude é sofrer novas goleadas e passar por vexame na despedida da elite nacional. São 12 jogos sem vitória e 12 partidas seguidas sofrendo pelo menos um gol. Nos últimos quatro jogos, o Ju sofreu 12 gols.
— Admito sim (temer sofrer novas goleadas). Temo que ainda possa acontecer outras goleadas. Se jogarmos como jogamos hoje, com muito preciosismo, muitas falhas individuais e por setores, ela pode acontecer. Estamos fazendo de tudo para não passar por vexame. O torcedor e a direção não merecem. Nos preocupa muito e estamos fazendo de tudo com o grupo que se tem — admitiu Osvaldo Pioner, vice-presidente de futebol do Juventude.
Mais uma vez, o Juventude sofreu com erros defensivos. Muito questionado pelo torcedor, o zagueiro Paulo Miranda teve uma atuação ruim e com erros individuais que acabaram colaborando para a vitória de goleada do Santos. Mesmo com o histórico abaixo da média do jogador neste Campeonato Brasileiro, ele iniciou como titular e Vitor Mendes foi reserva.
A direção de futebol não interfere na escalação da equipe feita pela comissão técnica, do treinador interino Lucas Zanella. Houve uma análise normal, mas não interferência.
— Tenho observado o trabalho da comissão técnica. Nas escalações, o diretor não deve estar escalando, porque para isso tem o treinador. Mas, nós analisamos e conversamos qual o melhor momento. Eu sei que essa pergunta pode estar dirigida a dupla de zaga. No último jogo foi uma zaga elogiada e nós discutimos — finalizou Pioner.
O Juventude volta a campo no próximo domingo (16), às 18h, diante do Atlético-GO, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela 32ª rodada. O técnico interino novamente será Lucas Zanella. Para os jogos seguintes, a direção analisa a possibilidade de um treinador ser contratado já pensando em 2023.