A temporada 2022/2023 do Caxias do Sul Basquete está oficialmente iniciada. Nesta quarta-feira (14), o time da Serra Gaúcha começou o período de treinamentos na preparação para o Novo Basquete Brasil (NBB 15), onde a equipe do técnico Rodrigo Barbosa estreia dia 21 de outubro, contra o União Corinthians
As primeiras semanas serão mais dedicadas para a preparação física do grupo de atletas. Na atividade que abriu a pré-temporada, 12 jogadores se apresentaram no Ginásio do Sesi. Seis deles estavam na equipe sub-22 que disputou a Liga de Desenvolvimento do Basquete (LDB). Entre os jovens, o ala-armador Gabriel e o ala-pivô Jamison Júnior são os que mais acumulam experiências no NBB - o primeiro atuou em quatro edições e o segundo em duas temporadas.
Dos velhos conhecidos, os remanescentes são o ala-armador Pedro Mendonça e o pivô Dida, além do ala-pivô Arthur, que retorna para Caxias do Sul após cinco temporadas fora. Entre as novidades, os armadores Deryk e Stefano Pierotti e o pivô Thiago Mathias. A direção do time trabalha na busca por mais dois reforços para a temporada.
Na preparação para o NBB, o Caxias Basquete disputará o Sul-Brasileiro de Basquete, junto com outros times da região que disputarão as principais competições nacionais.
MOTIVAÇÃO DE QUEM CHEGA
Uma das novidades do time caxiense nessa temporada é o armador Deryk Ramos, 28 anos. Campeão do NBB por Paulistano e Flamengo, o jogador vive sua primeira experiência fora do eixo Rio-São Paulo. O atleta se mostrou motivado com o projeto apresentado pelo Caxias do Sul:
— Desde o começo das conversas, quando teve o primeiro contato com o Rodrigo, ele me apresentou o projeto, disse como era a cidade, como era a mentalidade da equipe normalmente e a dele, principalmente. Nos comunicamos muito bem. O que ficou mais claro é justamente a forma como as pessoas são tratadas aqui, e isso é uma coisa que eu sempre dei muito valor. Estou bastante feliz com essa oportunidade e querendo retribuir ao máximo a esse carinho que aconteceu desde o primeiro contato.
Na temporada passada, Deryk defendeu o Pinheiros, quando rivalizou por toda competição com o Caxias Basquete pela vaga nos playoffs. O time gaúcho, além de chegar aos mata-matas, também participou pela primeira vez da Copa Super 8 ao terminar em oitavo no turno do NBB. Para o armador, esse é o ponto de partida para a equipe, mas não o máximo que o time pode alcançar.
— Eu nunca fui muito de colocar meta, mas acredito que, sem dúvida nenhuma, esse é o mínimo. Mas a partir do momento que entramos ali (em quadra), vamos querer ganhar todos — concluiu.
EMPOLGAÇÃO DE QUEM SOBE
Entre os jogadores que disputaram a Liga de Desenvolvimento, o mais experiente é Gabriel. O jogador já atuou por Brasília e Vasco na principal competição do basquete brasileiro. Nessa temporada, foi um dos destaques do time sub-22 e é uma das promessas para a equipe principal.
— Para todo mundo que jogou a LDB, foi muito importante ter esse preparo para o NBB. Temos que pegar o que aprendemos, o que treinamos e jogamos, e transferir aqui para o adulto. Vai ser mais um desafio, vou para minha quinta temporada de NBB e acredito muito nesse time — afirmou o ala-armador.
O treinador do time sub-22, Bruno Lopes, será o auxiliar-técnico de Rodrigo Barbosa. Como a LDB foi disputada em sedes fixas, os atletas não tiveram a oportunidade de jogar no Sesi e com o apoio do torcedor caxiense.
— Estou ansioso para sentir a energia de vestir essa camisa, a energia da torcida, andando da quadra com a torcida nos apoiando e motivando. Desde quando eu vim aqui (como rival), senti que é uma grande cidade, um bom time e estou muito feliz de estar aqui .