O Real Noroeste está novamente no caminho de um time caxiense na temporada de 2022. No dia 17 de março, o time do Espírito Santo foi adversário do Juventude no jogo único da segunda fase da Copa do Brasil. Agora, a equipe capixaba está no percurso do acesso do Caxias nas oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro.
Na primeira fase da competição, o Real Noroeste integrou o grupo A-6 e avançou na terceira posição com 23 pontos. O aproveitamento foi de 54,8%. A equipe comandada pelo técnico Duzinho, que segue desde a Copa do Brasil, teve seis vitórias, cinco empates e três derrotas.
Bicampeão do futebol capixaba, o Real Noroeste ainda não perdeu em casa nesta Série D, assim como o Caxias. Ambos se enfrentam com este fator no mata-mata. O primeiro jogo diante do grená será domingo (7), em Águia Branca-ES. A última derrota da equipe no Estádio José Olímpio da Rocha foi no dia 14 de abril pelo campeonato regional. Na ocasião, a equipe perdeu por 2 a 0 para o Serra. Depois, acumulou sete vitórias e sete empates contando Série D e Copa Espírito Santo. Fora de casa, os números são diferentes. O time tem apenas três vitórias na Série D. Para o volante Tetê, do Caxias, o adversário é diferente do Oeste.
— É uma equipe diferente, mais agressiva, procura jogar, propor jogo, não só se preocupar em defender. A gente sabe que eles são muito fortes dentro de casa, como a gente é aqui. Vamos buscar fazer um jogo seguro para trazer a decisão para dentro de casa — destacou o volante grená.
O Real Noroeste avançou às oitavas de final em dois jogos bem distintos. Na primeira partida contra o Anápolis, a equipe aplicou uma goleada de 5 a 2, com destaque para o atacante Marcudinho, 27 anos, autor de três gols. No jogo da volta, o time perdeu por 3 a 0 em Goiânia e a decisão foi para os pênaltis. Nas cobranças, o goleiro do Real Noroeste brilhou. Weide, 31 anos, defendeu três penalidades, colocando a equipe na próxima fase. O camisa 1 tem 1,92 de altura.
TIME
O time titular do Real Noroeste mudou após cinco meses do duelo pela Copa do Brasil. Contra o Juventude a equipe teve: Waldson; Gabriel Santos, Paganelli, Pedro Botelho e Tinho; Ítalo, Ícaro, Marquinho e Alex Pixote; Rogerinho e Toni Galego.
Já para o duelo diante do Anápolis o time iniciou com Weide; Jhonathan, Erik, Vinicius Leandro, Léo Carioca; Giba, Igor Santos, Bruno Menezes; Warlei, Marcudinho e Toni Galego. Apenas o centroavante Toni Galego aparece nas duas escalações.
Na semana passada, o Real Noroeste acertou a contratação do Centroavante Dionas Bruno, 26 anos. Ele estreou diante do Anápolis fora de casa. O atleta conhece bem o futebol gaúcho. Natural de Teutônia, Dionas tem passagem por São José, Lajeadense, São Paulo e Juventude, onde foi formado. Ele disputou a Copa São Paulo de 2016 pelo alviverde e, em 2019, esteve no grupo principal. Seu último clube foi o Guarani de Venâncio Aires na Divisão de Acesso. No Estádio Edmundo Feix, ele entrou em campo 14 vezes pelo Guarani e marcou quatro gols.
Outro destaque da equipe é o camisa 9 Toni Galego, 35 anos. O atleta tem 33 jogos pelo time na temporada. O atacante marcou sete gols com a camisa do Real Noroeste. Contudo, nos últimos cinco jogos, entre Série D e Copa do Espírito Santos, o atleta não balançou as redes. Já o meia Alex Pixote, que deu trabalho ao Juventude pela Copa do Brasil, fez seu último jogo como titular no dia 9 de julho, contra Caldense pela Série D. Depois, não foi mais relacionado, pois está lesionado.
NÚMEROS DA TEMPORADA
Campeonato Capixaba - Campeão
15 jogos: 7 vitórias, 4 empates, 4 derrotas
Aproveitamento: 55,5%
Gols: 20 (pró) e 9 (contra)
Copa do Brasil - Eliminado Segunda Fase
2 jogos: 1 vitória e 1 derrota
Aproveitamento: 50%
Gols: 2 (Pró) e 2 (Contra)
Brasileirão Série D - Oitavas de final
16 jogos: 7 vitórias, 5 empates e 4 derrotas
Aproveitamento: 54,2%
Gols: 24 (Pró) e 18 (Contra)
Copa Espírito Santos - Eliminado nas semifinais
10 jogos: 3 vitórias, 5 empates e 2 derrotas
Aproveitamento: 46,7%
Gols: 11 (pró) e 6 (contra)
TOTAL DA TEMPORADA
43 Jogos: 18 Vitórias, 14 empates e 11 derrotas
Aproveitamento: 52,7%
Gols: 57 (pró) e 35 (contra)