A taça da Divisão de Acesso vai, oficialmente, desembarcar em Bento Gonçalves em breve. Em julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), na tarde desta quinta-feira (4), os auditores acolheram a decisão do TJD-RS e, por cinco votos a um, definiram pela decadência, perda de prazo, no caso envolvendo o Avenida.
Assim, o Esportivo será declarado campeão da Série A-2 do Gauchão. Além disso, os times de Bento e Santa Cruz do Sul estão confirmados na elite estadual em 2023. O Avenida havia sido denunciado por infringir o artigo 24º do regulamento da Divisão de Acesso, que permite apenas que oito jogadores que haviam atuado na Primeira Divisão dos campeonatos regionais do primeiro semestre sejam utilizados por cada equipe.
O Avenida teria usado nove (oito entraram em campo, mas um recebeu o cartão amarelo no banco). O time foi denunciado ao TJD-RS baseado no artigo 214 do CBJD (Incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente).
Em campo, a equipe alviazul venceu o Periquito por 1 a 0, na Montanha dos Vinhedos, e confirmou o título em casa, no dia 24 de julho. A taça não foi entregue por conta de decisão do dia anterior, do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que determinou que não fosse homologado e declarado o campeão da Divisão de Acesso, nem fosse feita qualquer premiação ou entrega de troféus ou medalhas por parte da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Tudo dependia da decisão final do Pleno do STJD.