O Esportivo conquistou o título da Divisão de Acesso na tarde de domingo (24), no Estádio Montanha dos Vinhedos. A equipe de Bento Gonçalves derrotou o Avenida pelo placar de 1 a 0. Com o resultado, o Tivo se tornou tetracampeão da Série A2.
Apesar do título, o time não recebeu o troféu e nem as medalhas de campeão. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) concedeu uma liminar proibindo a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) de homologar o título até o julgamento do recurso envolvendo a escalação irregular do Avenida na primeira fase. O tribunal carioca irá julgar o recurso do Inter, de Santa Maria, no dia 4 de agosto.
O time de Carlos Moraes teve apenas uma derrota em toda a competição. O único resultado negativo foi na segunda rodada, quando perdeu para o Glória, no Estádio Montanha dos Vinhedos, pelo placar de 3 a 1.
Depois, a equipe acumulou vitórias e empates. No total, o Esportivo teve 11 empates e sete vitórias. O aproveitamento da equipe ao longo da competição foi de 55%. A campanha foi marcada pelo alto número de empates, mas foi exatamente em uma igualdade que o time subiu à elite do Gauchão, diante do Lajeadense fora de casa, em 1 a 1.
Na final da competição, o Esportivo empatou o jogo de ida com o Avenida, em 1 a 1, no Estádio dos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul. No jogo da volta, no domingo, a equipe finalizou a campanha com uma vitória por 1 a 0 e o título da Divisão de Acesso. Agora, falta apenas a homologação da FGF, após o julgamento do caso Avenida no STJD.