Após o acesso à elite do futebol gaúcho, o Esportivo voltou aos trabalhos na quarta-feira (13) com foco total na disputa do título da Divisão de Acesso. O time de Bento Gonçalves garantiu a classificação ao empatar em 1 a 1 com o Lajeadense. A equipe saiu atrás do marcador, mas teve a tranquilidade para buscar a igualdade. Para o técnico Carlos Moraes, o Esportivo amadureceu durante a competição.
— Eu tinha essa confiança que a equipe ia amadurecer na competição. Ela conseguiu uma maturidade muito grande na fase eliminatória. Tínhamos a confiança que em Lajeado íamos colocar em campo essa maturidade. Alguns jogadores experientes passaram essa tranquilidade aos mais jovens. Eu comentei com eles na palestra, que eu estava confiante que no jogo, independente da circunstância, nós teríamos o controle nos momentos mais difíceis — comentou o técnico do Esportivo, em entrevista ao programa Show dos Esportes, na Rádio Gaúcha Serra.
Durante a primeira fase, o Esportivo se classificou em quarto lugar do grupo A com 21 pontos, mesma situação do Avenida, o outro finalista da Divisão de Acesso. O Tivo foi a equipe que mais empatou, foram nove jogos no total e foi com um empate que a equipe subiu também.
— A Divisão de Acesso é surpreendente. São duas competições em uma só. Uma primeira fase onde equipes tradicionais ficaram no caminho no mata-mata. O Avenida também se classificou em quarto, assim como a gente e acabamos fazendo a final da competição. O futebol é surpreendente, mas é um esporte de estratégia. Não basta ter campanha, tem que ter estratégia e planejamento para vencer o adversário em dois enfrentamentos — analisou Carlos Moraes.
A partida de ida da final da Série A2 será no próximo domingo (17), às 15h, no Estádio dos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul. O jogo para levantar a taça está marcado para o dia 24, domingo, no mesmo horário, no Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. O treinador fala em atingir o terceiro objetivo da temporada.
— Vamos trabalhar respeitando muito o adversário, mas buscando o nosso terceiro objetivo, o título. O primeiro foi a fase classificatória, o segundo de buscar o acesso e o terceiro de conquistar o título da Divisão de Acesso, que é um desejo de todos — destacou Carlos Moraes.
Para a primeira partida de final da Divisão de Acesso, Moraes não poderá contar com o meio-campista Hippólito. O atleta levou o terceiro cartão amarelo na partida contra o Lajeadense.
50 JOGOS E DOIS ACESSOS
Em um intervalo de três anos, Carlos Moraes tem dois acessos, em 2019 e 2022, com Esportivo e um título do interior no Campeonato Gaúcho 2020. O profissional também atingiu uma marca difícil em um calendário curto e de poucos jogos. Carlos Moraes chegou aos 50 jogos com a equipe da Serra Gaúcha. São 20 vitórias, 21 empates e 9 derrotas. O aproveitamento é de 54%. Em 2022, em 18 jogos, o time perdeu apenas uma partida. O único resultado negativo foi para o Glória, na segunda rodada, por 3 a 1.
— No domingo eu completei 50 jogos no comando do Esportivo nestes três anos. Acabei entrando entre os 10 que mais comandaram o clube na história, é uma honra muito grande. Em três anos, dois acessos é praticamente um feito inédito. Mas os efeitos disso tudo vou sentir mais para frente. Agora, a gente fica meio anestesiado, aliviado por todos os cinco meses que passaram, um dia a dia muito difícil no futebol do interior, mas estou muito feliz por tudo que aconteceu — pontuou Carlos Moraes, que fala também sobre a renovação de contrato para o Gauchão 2023:
— Sinceramente, conversei com presidente esta semana, mas vamos esperar terminar esses dois jogos. Eu particularmente sou suspeito para falar do Esportivo. Estava praticamente acertado com outro clube, acabei vindo para o Esportivo após o convite do presidente. Ele sabe a admiração que tenho por ele, a direção, a cidade e vamos desenhar um projeto. As duas partes querem a mesma coisa. Mas vamos esperar terminar tudo — finalizou.