"Desde novinha". É assim que a meia Xing, de 18 anos, relembra seu início no futebol.
Assim como muitas gurias, começou jogando com os guris, na rua de casa, por puro lazer. Com o passar dos anos, no entanto, a paixão foi aumentando e o sonho de viver do esporte cresceu. A primeira escolinha de futsal surgiu. A primeira peneira. O primeiro clube. A primeira competição. Até que, nesta temporada, chegasse ao Juventude.
— Ali por 2017/2018 surgiu uma peneira de campo, que uma amiga me mandou, no Black Show, de Guaíba. Me interessei bastante, meus pais viram que eu estava querendo mesmo, continuei jogando e insistindo, e aí me levaram para fazer. Desde então, o campo é minha paixão. Não largo mais — explica a jogadora.
Antes de chegar ao Juventude, Xing passou por outros grandes clubes. Em 2020, mudou-se da capital gaúcha para Chapecó, onde vestiu a camisa da Chapecoense e disputou o Brasileirão Feminino A-2. Depois, na temporada seguinte, transferiu-se para o Grêmio, onde ficou até a última temporada e participou de Brasileirão sub-18 e Copa Gaúcha sub-17.
— Foi uma baita experiência, um time com estrutura, com profissionais capacitados. Aprendi muita coisa lá que vou levar para a vida — enfatiza a meia sobre a experiência com a camisa das Gurias Gremistas.
No primeiro semestre deste ano, participou de uma clínica de atletas promovida pelo Juventude, foi selecionada e integrou o elenco na disputa do Brasileirão nas categorias sub-20 e série A-3. Agora, também faz parte do grupo alviverde que está na liderança do Gauchão Feminino e defende uma invencibilidade que já dura três partidas — a melhor sequência do Juventude desde a reabertura do departamento.
— A comissão e nós todos, como um grupo, sempre estamos com esse pensamento de fazer jogo a jogo, de dar o primeiro passo, "tudo bem, estamos aqui, vamos para o próximo". Jogo a jogo, pensando sempre em fazer o nosso melhor, o nosso campeonato, a nossa campanha. E o que vem é consequência do nosso trabalho. Mas estamos bem felizes sim — entende a atleta.
Os resultados também já começam a ser reconhecidos pelos torcedores que, por meio das redes sociais, demonstram apoio às Esmeraldas e, claro, comparecem aos jogos.
— É uma felicidade porque a gente trabalha duro e ver que o nosso trabalho é reconhecido por pessoas de fora, como torcedores, é muito gratificante.
Agora, o próximo passo rumo à classificação para a segunda fase será no domingo (28), às 11h, diante do Oriente, no campo Santos & Schein, em Canoas. Se vencerem mais uma, elas seguirão na liderança do Grupo B e encaminharão uma vaga à próxima fase.
— Estamos esperando fazer um bom jogo, com consciência do nosso adversário, que nos deu bastante trabalho na outra partida. O nosso foco é no jogo, no que o nosso grupo pode fazer de melhor — avalia a meia do Ju.
Xing pelo Juventude
- 3 jogos pelo Gauchão
- 2 jogos pelo Brasileirão A-3
- 6 jogos pelo Brasileirão sub-20
- 1 gol