Com a urgência de iniciar logo a recuperação no Campeonato Brasileiro, o técnico Umberto Louzer tem tentado variações táticas no time do Juventude para que a equipe consiga diminuir a distância para o penúltimo colocado, deixar a lanterna e depois tentar sair da zona do rebaixamento.
Nas duas partidas mais recentes, o comandante alviverde observou dois modelos táticos diferentes, sem que nenhum dos dois desse retorno de fato. Às 11h do domingo (21), no Estádio Alfredo Jaconi, o confronto diante do Botafogo terá uma nova forma de atuar da equipe de Louzer.
Um dos jogadores que mais muda de função tática dentro do time é Chico. O meio-campista chegou a jogar como um segundo volante na derrota contra o América-MG. Contra o alvinegro carioca, Elton fará a primeira função do meio-campo e o camisa 23 atuando numa segunda linha ao lado de Anderson Leite.
Mesmo com as constantes mudanças, Chico se mostra tranquilo com a função que será exercida diante do Botafogo:
— O professor Umberto nos dá muita liberdade para flutuar por dentro e por fora, dar opção para o companheiro, para ajudar na criação, mas sempre ajudando na hora de marcar. É onde me sinto bem, onde eu já tenho atuado. Espero fazer da minha melhor versão para ajudar o time — afirmou o jogador alviverde, que entende a necessidade de o Juventude se impor no Jaconi:
— Sabemos da importância do jogo, da responsabilidade de propor o jogo dentro de casa. Estamos treinando bem, nos entrosando cada dia mais para fazer um bom jogo e sair com a vitória no domingo.
Desde que chegou ao clube, Chico teve papel importante em diversos momentos da equipe. Nesse momento de grande dificuldade, o meia acredita que o grupo de jogadores tem condições de reverter a situação. Antes da cobrança de torcida, imprensa e outros setores do clube, vem a exigência que os próprios atletas têm internamente.
— Acredito muito no treinamento, na preparação, em como que você vai encarar o jogo. O grupo tem se posicionado, tem falado, tem cobrado. Ele (Louzer) fala para nos cobrarmos ainda mais e não trazer dúvida ou desconfiança de fora para dentro. Sabemos a qualidade que temos. Não está dando o que temos feito até agora. Então é encarar jogo por jogo para assim sair dessa situação que nos incomoda muito.