Adversário do Caxias nas quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro, o América de Natal-RN tem quase dez jogos a mais que o grená na atual temporada. O time entrou em campo 38 vezes, contra 29 do Caxias.
Vice-campeão Potiguar de 2022, o América perdeu o título estadual para o maior rival, o ABC. No primeiro jogo, na Arena das Dunas, a equipe empatou em 2 a 2. Na partida de volta, derrota por 4 a 2.
Já na Série D do Brasileirão, a equipe de Natal avançou aos mata-matas na segunda colocação do grupo A-3 com 24 pontos, bem distante dos 33 do Retrô. O aproveitamento da equipe na primeira etapa da competição foi de 57,1% com seis vitórias, seis empates e duas derrotas.
O time do técnico Leandro Sena vem de sete jogos sem perder, com cinco vitórias e dois empates na competição nacional. A última derrota do América foi no dia 26 de junho, contra o Retrô, na primeira fase. O resultado negativo veio fora de casa por 1 a 0.
Na temporada, a única derrota da equipe na Arena das Dunas foi no dia 30 de abril para o Afogados da Ingazeira, por 1 a 0, na primeira fase da Série D. O Mecão também possui a quarta maior goleada desta edição. O time aplicou um sonoro 8 a 1 no Crato.
ELENCO DO AMÉRICA
O América chega embalado para as quartas de final. A equipe eliminou o Moto Club-MA com duas vitórias e tenta acabar com a sina recente de não conseguir sucesso nas quartas de final da competição.
A folha de pagamento da equipe gira na casa dos R$ 350 mil. O elenco conta com um atleta conhecido do torcedor grená. O lateral-esquerdo Rafael Carioca jogou no Estádio Centenário em 2013 e 2014. O jogador está no departamento médico e deve ficar de fora do primeiro duelo, assim como o meia Araújo e o atacante Cristiano.
O elenco também conta com outros atletas experientes. O zagueiro Édson Silva, 35 anos, já atuou no Brasileiro da Série A. Ele tem passagens por clubes como Fortaleza, São Paulo e Figueirense. No exterior, atuou na Sérvia. Na temporada passada, o meia Allef enfrentou o Caxias nos dois jogos do acesso. Ele defendia o rival ABC. O atleta entrou no decorrer das duas partidas pelas quartas de final da Série D de 2021.
OLHO NELE
O grande destaque da equipe potiguar é o camisa 9, Wallace Pernambucano. O jogador de 35 anos tem história com a camisa do América. O atleta está entre os 10 maiores artilheiros dos 107 anos do clube. Em três temporadas, WP9 tem 91 jogos e 49 gols pelo Mecão. Atualmente, o goleador é o oitavo da lista.
Nesta Série D, Wallace marcou sete vezes, sendo os dois últimos diante do Moto Club. O camisa 9 foi o autor do gol da vitória diante da equipe do Maranhão. Além de cobrar pênaltis, o jogador também bate faltas. Foi dessa forma que balançou as redes em São Luiz (MA).
Wallace já foi Campeão Brasileiro da Série C. Em 2019, o jogador conquistou o título com a camisa do Náutico, quando marcou 12 gols em 45 partidas. Além dele, outro destaque ofensiva da equipe de Natal é o meia-atacante Elvinho, que possui características muito similares as de Matheuzinho, do Caxias. O zagueiro grená Thiago Sales analisa o adversário e também projeta o embate com Wallace.
— O América de Natal tem muita qualidade. Eles têm o Wallace Pernambucano, que é fazedor de gols. Tem um zagueiro experiente, o Edson Silva, que já jogou Série A, B e fora do Brasil. É um time muito bom, mas vamos estudar mais agora. Nunca enfrentei o Wallace. Mata-mata se decide muito por duelos individuais e quem levar a melhor tem grandes chances de ter um bom papel em campo — avaliou Thiago Sales, capitão do Caxias.
O time-base do América, do técnico Leandro Sena, tem: Bruno; Everton, Edson, Jean Pierre; Alexandre; Téssio, Allef, Juninho, Elvinho, Iago e Wallace Pernambucano.
NÚMEROS DO AMÉRICA-RN
CAMPANHA DO AMÉRICA NA TEMPORADA
38 JOGOS
21 Vitórias
12 Empates
5 Derrotas
64 Gols marcados
25 Gols sofridos
CAMPANHA DO AMÉRICA NA SÉRIE D
18 JOGOS
9 Vitórias
7 Empates
2 Derrotas
24 Gols marcados
8 Gols sofridos
CAMPANHA EM CASA NA TEMPORADA
20 JOGOS
14 Vitórias
5 Empates
1 Derrota
41 Gols Marcados
9 Gols sofridos
CAMPANHA FORA NA TEMPORADA
18 JOGOS
7 Vitórias
7 Empates
4 Derrotas
23 Gols marcados
16 Gols sofridos