A classificação do Caxias para a fase eliminatória e decisiva do Campeonato Brasileiro Série D está muito bem encaminhada. Ainda restam três rodadas para encerrar a primeira fase da competição e o time grená está próximo de garantir uma das quatro vagas do Grupo A-8 da Quarta Divisão Nacional.
A campanha da atual temporada já superou a dos últimos anos. Atualmente, o Caxias está na vice-liderança com 20 pontos. No ano passado, na 11ª rodada, o time grená somava 13 pontos, e em 2020, 16. Com a classificação próxima, o outro objetivo é terminar entre os dois primeiros para garantir a disputa do segundo jogo dos mata-matas no Estádio Centenário.
O jogo seguinte será direto nesta disputa. Domingo (3), às 15h, o Caxias enfrenta o Aimoré, em São Leopoldo. O Índio Capilé é o terceiro colocado, também com 20.
— Esses últimos três jogos serão primordiais para a gente. Serão três finais. Não temos o objetivo apenas de classificar. Nós temos o objetivo de chegar em primeiro. Sabemos que os adversários nos observam com outros olhos e estamos em evidência. Queremos chegar em primeiro e ganhar todos os jogos. Esse é o nosso objetivo. Vamos buscar a primeira colocação — avaliou o lateral-esquerdo Rafael Furlan.
Para garantir a vaga com três rodadas de antecipação, o Caxias precisa vencer o Aimoré e torcer por um tropeço do Marcílio Dias diante do Azuriz-PR. Na rodada anterior, o time paranaense, atual líder do grupo com 21 pontos, perdeu em casa para o Juventus-SC e deixou a situação indefinida quanto à liderança.
— Isso foi importante para a gente. Para nós que buscamos a primeira colocação, nos classificar bem para os jogos serem decididos aqui em casa. A gente viu o quão difícil é nossa chave — comentou Furlan.
O Aimoré, adversário do Caxias, vive um bom momento na Série D. Além da invencibilidade de cinco jogos, ganhou as duas últimas partidas.
— Nós analisamos o adversário e é muito forte. O Aimoré é muito competitivo, mas nós também temos que olhar para nós. Temos muita qualidade. Vamos para ganhar o jogo e buscar a primeira colocação — disse o lateral.
TITULARIDADE
Após a chegada do técnico Thiago Carvalho, o Caxias melhorou sua campanha na Série D. Em seis jogos com o treinador, são quatro vitórias, um empate e uma derrota. Um aproveitamento de 72,2%. Nessas seis partidas, o lateral-esquerdo Rafael Furlan participou de três, sendo titular nas duas últimas, contra Cascavel e São Luiz.
— Acho que estou passando por um bom momento. A gente espera a oportunidade, e quando temos, tentamos dar o melhor para contribuir com a equipe. Eu acho que fui bem nos últimos dois jogos. O grupo é tão forte que, independente, de quem estiver vai ajudar. Quando precisar de mim, estarei à disposição — comentou Rafael Furlan, que disputa a titularidade com Rennan Siqueira:
— Essa disputa é muito natural. O Rennan é um cara tranquilo e trabalhador demais. A gente procura fazer o nosso melhor. Quem escolhe é o treinador. A gente não pode fazer muito além disso. Treinamos, nos dedicamos, nos esforçamos e essa competitividade é saudável. Então, é um cara que pode ajudar a equipe da mesma forma.
12ª rodada
Sábado (2/7)
15h30min - São Luiz x Cascavel
Domingo (3/7)
15h - Marcílio Dias x Azuriz
15h - Aimoré x Caxias
Segunda-feira (4/7)
15h - Próspera x Juventus-SC