Antes de iniciar o Campeonato Brasileiro, o Juventude tinha uma convicção: a campanha no Estádio Alfredo Jaconi seria fundamental para a permanência na Série A pela segunda temporada consecutiva. Se no ano passado, o Ju teve um aproveitamento de 57,9% no Jaconi, até o momento esse número é bem abaixo com 27,8%. Diante do Santos, nesta terça-feira (14), às 21h30min, o Verdão buscará uma reação próxima ao seu torcedor para seguir forte no objetivo de continuidade da elite do futebol nacional.
Em cinco partidas como mandante neste Brasileirão, o Juventude não conseguiu ainda mostrar sua força no Jaconi. Com somente uma vitória - diante do Fluminense -, dois empates e três derrotas, está mais do que na hora de começar uma reação para não começar a ficar pressionado pela tabela.
— É mais uma jogo que temos a necessidade de vencer até pela tabela. Precisamos. Não podemos conviver muito tempo nessa situação — avaliou Osvaldo Pioner, vice de futebol do Juventude.
No ano passado, em 12 rodadas, o Juventude somava 13 pontos. Uma vitória diante do Santos faz o Verdão igualar a campanha de 2021.
— Eu sei que isso não conforta, mas vencendo esse jogo, nós estaríamos numa situação igual de pontuação do ano passado. É um jogo que não pode escapar — comentou Pioner.
O Campeonato Brasileiro mostra que uma boa campanha como mandante é fundamental para qualquer time que busca confirmar seu objetivo durante o Brasileirão. Por isso, o Ju precisa melhorar seus números em casa. Além disso, o Verdão precisa aproveitar o momento de instabilidade dos adversários. O Santos está quatro pontos à frente do Juventude, no entanto, não vence há seis rodadas no Brasileirão.
— Tentamos encorajar ainda mais os nossos jogadores que estão tendo uma doação incrível. Tentamos mostrar isso (seis rodadas sem vencer) para eles e estarão com alguns desfalques. Então, são situações que podem nos favorecer e vamos tentar ter vantagem — comentou Pioner.
POUCO TEMPO DE TREINAMENTO
O Juventude não terá o volante Jean Irmer, titular da equipe nas últimas cinco rodadas. Ele está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Com isso, o técnico Eduardo Baptista precisará mudar a equipe novamente. Depois da derrota para o Corinthians, o Verdão não teve tempo de realizar muitos trabalhos. Somente na véspera do confronto, o Ju fez uma análise em vídeo do adversário e dos seus próprios erros, e um treinamento tático, com portões fechados, para definição da equipe.
— Não tivemos tempo de treinamento, só conseguimos fazer um tático para enfrentar o Santos. Muito foco para tentar fazer tudo que nos foi pedido pelo Eduardo Baptista e buscar essa vitória. É um jogo importante, diante da nossa torcida e vamos buscar a vitória — falou William Matheus, lateral-esquerdo do Juventude.