Umberto Louzer está de volta ao Estádio Alfredo Jaconi. Depois de passar pelo clube como atleta, entre 2010 e 2011, o ex-volante retorna ao Juventude para ser o treinador da equipe na sequência do Campeonato Brasileiro da Série A. A confirmação ocorreu na tarde desta quarta-feira (22).
Aos 42 anos, Louzer chega ao Juventude com a missão de tirar o time da zona do rebaixamento. Com a equipe alviverde na lanterna do Brasileirão, o treinador já deve fazer sua estreia contra o São Paulo, no domingo (26), na capital paulista. Além do treinador, chegam o auxiliar-técnico Gabriel Remédio e o preparador físico Marcelo Rohling, que também retorna ao clube.
No início do Brasileirão, Umberto comandou o Atlético-GO, ficando por seis partidas no Dragão, com três empates e três derrotas. Além da Série A, trabalhou com o time goiano no Estadual, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana. Na temporada, foram 23 jogos, com 11 vitórias, oito empates e quatro derrotas.
Em 2020, comandou a Chapecoense na campanha do título da Série B do Brasileiro. Ano passado, iniciou a temporada na Chape, mas saiu ainda no Catarinense. Depois, foi para o Sport, onde foi demitido após 17 rodadas.
Antes da chegada de Jair Ventura ao Juventude, no final do ano, chegou a negociar com a direção alviverde, mas não houve acordo. Como treinador, Umberto passou também por Guarani, Vila Nova e Coritiba. Ele será apresentado oficialmente nesta quinta-feira (23), às 13h30min, no Alfredo Jaconi.
RETORNO AO JUVENTUDE
A primeira passagem de Umberto pelo Juventude foi em 2010. Quando chegou ao clube, o então volante tinha 30 anos. Com a camisa alviverde, atuou em 39 partidas durante duas temporadas. Na cidade, também defendeu o Caxias em 2012 e 2013, encerrando a carreira como atleta em 2014, no Paulista-SP.