O Veranópolis avançou às quartas de final da Divisão de Acesso com a melhor campanha no geral da competição. Com 28 pontos, líder do grupo A, o Pentacolor enfrenta o Avenida, quarto colocado do grupo B no mata-mata. Entretanto, o adversário pode mudar mesmo após o fim da primeira fase.
O São Gabriel e o Inter de Santa Maria ingressaram no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) contra o time de Santa Cruz do Sul. As equipes alegam que o Avenida colocou em súmula nove jogadores com passagem pela primeira divisão dos regionais. O regulamento da competição fala em até oito atletas da divisão especial. O presidente do Inter-SM, Jauri Daros, dá como certa a punição ao time de Santa Cruz do Sul.
— Não tem como não perder esses pontos. Não tem como o clube se livrar dessa. O Bagé ano passado perdeu pontos. Inclusive o São Gabriel está movendo a ação, o Inter é o terceiro interessado. Vamos junto com São Gabriel. Se não der em nada, infelizmente o campeonato fica comprometido — declarou o presidente do Inter-SM.
A irregularidade teria ocorrido na partida entre Avenida e Santa Cruz, no dia 15 de maio. O clássico Ave-Cruz foi realizado no Estádio dos Eucaliptos e terminou empatado em 1 a 1. O TJD ainda não se manifestou oficialmente sobre a data do julgamento e se a denúncia será acolhida, mas a polêmica já chegou no tribunal.
AVENIDA ADMITE ERRO
Caso a denúncia seja procedente, o Avenida perderia até quatro pontos, três da partida e um do empate somado. Assim, a equipe estaria fora do G-4 e o Inter-SM avançaria para as quartas de final. O executivo de futebol do Avenida, Fernando Koppe admite que houve um erro por parte do clube.
— A gente soube dos boatos na terça-feira na imprensa. A partir daí, fomos atrás e, de fato, houve um lapso do clube com a escalação de nove atletas nesta rodada. Porém, até o momento não recebemos nenhuma denúncia ou intimação. Pelo que sabemos, já aconteceu uma denúncia. Comemoramos o empate em Lajeado e o grupo se reapresenta amanhã (terça, 14) — declarou o executivo, que explica a defesa pensada pelo clube:
— Nós temos uma defesa já alinhada com uma série de pontos que vamos buscar. Acreditamos em uma absolvição ou uma pena não superior a três pontos. Se perder até três nos mantemos na competição — comentou Koppe.
A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) já marcou a data da rodada de ida para o próximo domingo (19). Contudo, a entidade deixou o jogo entre Avenida e Veranópolis, no Estádio dos Eucaliptos, com "data a definir".
PUNIÇÃO SIMILAR EM 2021
Na Divisão de Acesso do ano passado, o rebaixamento do Bagé foi definido no TJD. O time também escalou jogadores além do permitido em três partidas e perdeu 12 pontos, fato que resultou no descenso da equipe. O time jalde-negro disputava com o São Gabriel para não cair.
O caso ainda teve desdobramentos no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). No tribunal do Rio de Janeiro, o Bagé conseguiu uma redução da pena e perdeu nove pontos, mas não foi o suficiente para fugir do rebaixamento à Terceirona Gaúcha.
O QUE DIZ O REGULAMENTO DA SÉRIE A2
ARTIGO 24º - Os clubes poderão incluir na Pré-Escala no Sistema GestaoWeb-CBF de cada jogo no máximo 08 (oito) atletas que tenham disputado jogos pelo CAMPEONATO GAÚCHO DA PRIMEIRA DIVISÃO (DIVISÃO ESPECIAL – SÉRIE A/1) da FGF e/ou pelos campeonatos da primeira divisão (ESPECIAL/PRINCIPAL/ SÉRIE A1/INCLUINDO SUAS RESPECTIVAS FASES PRELIMINARES QUE CONSTEM DOS RESPECTIVOS REGULAMENTOS) das demais federações brasileiras na edição de 2022, sendo que o clube que infringir o disposto neste artigo estará sujeito às penas previstas neste REC e no CBJD.