Um dia após a abertura oficial da 24ª Surdolimpíada, os primeiros medalhistas já foram conhecidos. Na tarde desta segunda-feira (2), o público observou seis campeões no caratê. Na arena de lutas montada no ginásio da Universidade de Caxias do Sul (UCS), os ucranianos dominaram as disputas.
Das seis medalhas de ouro, a delegação do país do leste europeu faturou metade, com Cherniaiev (Kata Men), Makhno (Men +84Kg) e Yanchuk (Women -68Kg). A participação da Ucrânia chegou a estar ameaçada nesta edição dos Jogos.
Com a invasão da Rússia no território do país, muitos atletas foram acolhidos por outras nações para poder competir. Faltando poucas semanas para as provas, a Ucrânia conseguiu confirmar a sua presença.
Outros três países também conseguiram a medalha mais desejada dos jogos. A Venezuela faturou o primeiro lugar na disputa com menos de 84 kg com surdoatleta Hernandez Vargas. Ele superou o ucraniano Pantiushyan Mykola.
O Japão também ficou com o primeiro lugar na disputa por mulheres com Ogura Ryo. Já na disputa por equipes, a Turquia venceu a Ucrânia. As premiações serão realizadas nesta terça-feira (2).