Farroupilha testemunhou as primeiras medalhas da 24ª edição das Surdolimpíadas. Na avenida principal do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, a ucraniana Yelisaveta Topchaniuk superou a polonesa Malgorzata Krawczyk na final do ciclismo de velocidade e levou o primeiro ouro da competição. A venezuelana Ludy Nava Correa ficou com o bronze ao vencer a japonesa Yukari Minohara.
Na fase classificatória, oito mulheres largaram em frente ao santuário, realizaram uma volta de mil metros e tiveram seus tempos dos 200 metros finais cronometrados. A forma de largada é chamada de sprint lançado, quando o atleta chega à velocidade máxima em andamento e não a partir da inércia.
Além do feminino, os homens também disputaram as finais nesta segunda-feira (2). O pódio foi quase todo da França. Os compatriotas Steeve Touboul e Paulo Francis Servieres levaram medalhas. O primeiro ficou com o ouro e o outro com o bronze. O grego Panagiotis Chionis levou a prata.
No masculino, foram 24 classificados para as quartas de final. Nas finais, os melhores tempos disputaram por meio de uma corrida com os piores tempos ranqueados na fase classificatória.