A campanha do Juventude no Campeonato Brasileirão não é boa. Com apenas uma vitória em sete rodadas, o Verdão continua na zona de rebaixamento. A equipe alviverde conheceu mais uma derrota na competição nacional, 3 a 0, para o Palmeiras neste sábado (21), no Estádio Alfredo Jaconi. No entanto, a postura competitiva da equipe, contra o bicampeão da Libertadores, agradou Marcelo Barbarotti, diretor-executivo do Ju.
— Tínhamos alguns problemas. Tínhamos atletas importantes fora contra um adversário bicampeão da Libertadores, extremamente qualificado. Tivemos bons momentos no jogo. O nível do adversário, na hora de fazer o gol, é muito certeiro. Isso evidência a qualidade do Palmeiras. Nosso time foi organizado e tentamos competir. Temos que ser honestos, o Palmeiras é um nível alto — disse Barbarotti, que completou:
— A gente sempre conseguiu ser competitivos. É um time que se entrega. Na hora de marcar é agressivo e, às vezes, passa da conta um pouco. A gente gosta, mas tem que controlar o limite. Esse ano, temos mais expulsão que 2021. São ajustes e detalhes. Não podemos ficar com terra arrasada contra adversário desse nível.
Para o confronto diante do Palmeiras, o Juventude teve oito desfalques: o zagueiro Paulo Miranda, os volantes Elton e Kelvi, os meias Chico e Marlon e os atacantes Capixaba, Paulinho Moccelin e Edinho.
— A gente já escutou que o elenco é curto. A gente teve muitos desfalques. Mapeamos muito que esse número de atletas é o número parecido que conduzimos no ano passado. Mais do que isso, é trabalho difícil de condução de grupo, porque atletas ficam fora de treino e jogos. Tínhamos atletas importantes fora. Não dá para ter mais três ou quatro para chamar nesses momentos — analisou Barbarotti, que completou sobre as críticas do torcedor a Guilherme Parede:
— Os atletas, como um todo, vão variar o seu desempenho. O Parede alternou. É um atleta extremamente profissional. O que ele treina e busca, ele sabe que no Gauchão não jogou o que se esperava. Ele tem mostrado evolução, mas sabemos que tem que ser maior. A paciência do nosso torcedor, com um todo, acaba esperando algo a mais. Hoje, tínhamos inúmeros desfalques nessa posição.
RETORNOS
Na próxima rodada, o Juventude visita o Fortaleza, sábado (28), às 20h30min, na Arena Castelão. Para esse jogo, Paulo Miranda, Chico e Moccelin retornam de suspensão. Outros dois nomes ainda serão analisados.
— Dos atletas que estão no DM, Capixaba e Marlon estão próximos de retornar. O Edinho foi muito sério. Ele está no movimento de transição, mas é prematuro, porque sente dores. Existe a possibilidade de aumentar a carga para Capixaba e Marlon e observar durante a semana — finalizou Barbarotti.