O Juventude não conseguiu resistir a qualidade do Palmeiras. Em uma noite de sábado (21) gelada em Caxias do Sul, a equipe de Eduardo Baptista perdeu por 3 a 0 para os comandados de Abel Ferreira, no Estádio Alfredo Jaconi. Zé Rafael, Rony e Gabriel Menino marcaram os gols da partida.
Com o resultado, o Ju segue sem vencer como mandante e permanece na zona de rebaixamento, com seis pontos em sete partidas. Na oitava rodada, no próximo sábado (28), às 20h30min, na Arena Castelão, o time alviverde encara o Fortaleza.
O início de jogo no Alfredo Jaconi teve o Juventude tentando propor as ações. Aos três minutos, Parede cruzou e Oscar Ruiz cabeceou sobre o gol. Só que do outro lado estava um gigante do futebol brasileiro. Aos nove, na primeira chegada ao ataque, o Palmeiras foi letal. Em jogada bem trabalhada pelo lado direito, Scarpa encontrou Dudu nas costas de William Matheus. O camisa 7 cruzou para trás e Zé Rafael bateu de primeira, no contrapé de César: 1 a 0.
A resposta do Ju veio aos 14. Jadson fez ótimo lançamento para Rodrigo Soares. O lateral avançou e cruzou rasteiro, mas Kuscevic antecipou Pitta e evitou o empate. A qualidade do Palmeiras aparecia a cada chegada ofensiva. E Gustavo Scarpa quase marcou um golaço aos 18, após driblar Forster e finalizar rente à trave.
Aos 22, mais uma chance clara para o Palmeiras. Jorge cruzou da esquerda e Scarpa apareceu livre na pequena área. O cabeceio saiu sobre o gol. Na bola aérea, os visitantes chegaram ao segundo gol, aos 30. Após cobrança de escanteio, a defesa alviverde não conseguiu afastar, César errou o soco e Kuscevic devolveu para a pequena área, onde Rony dividiu com Oscar Ruiz e mandou para a rede: 2 a 0.
Com muitas dificuldades de atacar, o Juventude passou a errar mais e oferecer contra-ataques. Em um deles, Scarpa finalizou da entrada da área e Rafael Navarro desviou de cabeça para fora.
As duas melhores chances do time da casa na primeira etapa vieram na bola aérea. Na primeira, Jadson cobrou falta, Forster escorou e Oscar Ruiz bateu mascado. Kuscevic tirou a bola da direção do gol. Logo na sequência, Rodrigo Soares cruzou da direita e Vitor Mendes desviou para fora, sobre o gol.
SEGUNDA ETAPA
Sem mudanças no intervalo, o Juventude voltou mais agressivo. Aos quatro, em contra-ataque, Oscar Ruiz recebeu nas costas da zaga e finalizou forte para boa defesa de Weverton. Aos nove, Eduardo Baptista fez a primeira mudança no time, com a entrada de Vitor Gabriel na vaga de Ruiz.
Na primeira chegada do Palmeiras, aos 12, Scarpa cobrou falta no ângulo e César fez um milagre para evitar o terceiro. No minuto seguinte, Pitta recebeu de Parede, avançou e tentou de fora da área. O chute ficou tranquilo para Weverton.
Com Bruninho e Paulo Henrique, o treinador do Ju buscou colocar ainda mais ímpeto ofensivo na equipe, que pecava na construção das jogadas, mesmo tendo mais posse de bola. Sem peças ofensivas para atuar nas extremas, a equipe insistia na ligação direta, sem efetividade. Com o time de Eduardo Baptista mais postado no campo de ataque e muito modificado, o Palmeiras passou a ter mais espaço nos contra-ataques, e levou perigo em chances de Dudu, Scarpa e Breno Lopes, parando em César.
A partir das alterações de lado a lado, o jogo perdeu em qualidade e intensidade. Aos 38, Danilo avançou com liberdade pela intermediária e finalizou de longe. César fez mais uma grande defesa para evitar o gol. No minuto seguinte, Bruninho cobrou escanteio, William Matheus desviou e a bola passou muito perto da meta, sem que ninguém conseguisse concluir.
Nos acréscimos, ainda houve tempo para a vitória virar goleada. Gabriel Menino recebeu na meia esquerda e bateu em direção à área. A bola cruzou na frente da defesa e morreu no canto de César: 3 a 0.
FICHA TÉCNICA
Campeonato Brasileiro Série A
Juventude 0x3 Palmeiras
Alfredo Jaconi
Juventude
César; Rodrigo Soares (Gabriel Tota, 33/2º), Vitor Mendes, Rafael Forster e William Matheus; Jean (Ricardo Bueno, 33/2º), Jadson, Yuri (Bruninho, 18/2º) e Oscar Ruiz (Vitor Gabriel, 9/2º); Guilherme Parede (Paulo Henrique, 18/2º) e Isidro Pitta. Técnico: Eduardo Baptista
Palmeiras
Weverton; Marcos Rocha, Kuscevic, Murilo e Jorge; Danilo, Zé Rafael (Atuesta, 35/2º) e Gustavo Scarpa (Wesley, 32/2º) ; Dudu (Gabriel Menino, 32/2º) , Rafael Navarro (Breno Lopes, 24/2º) e Rony (Naves, 35/2º) . Técnico: Abel Ferreira
Gols: Zé Rafael (P), aos 9min, e Rony (P), aos 30min, no primeiro tempo. Gabriel Menino (P), aos 46min, no segundo.
Amarelos: Jean, Jadson, Vitor Gabriel (J); Abel Ferreira (P).