A grande novidade no futebol brasileiro em 2022 é a janela nacional de transferências na Série A e B do Brasileirão. Por conta de novas determinações da Fifa, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) adotou período de contratações para os clubes das duas principais divisões. Com isso, as trocas de clubes dos atletas no mercado nacional acontecem em um dos intervalos de tempo fixados pela entidade.
A primeira janela nacional iniciou no dia 19 de janeiro e encerrou na terça-feira (12). Entre o fim do Gauchão e término do primeiro período de contratações, o Juventude fez nove movimentações no mercado. Se contar desde o início da temporada, foram mais 12 novidades. A segunda janela começa no dia 18 de julho e vai até 15 de agosto. Com a nova data de transferências, os clubes poderão contratar somente a partir da 18ª rodada. A direção alviverde já trabalha para reforçar o elenco na reabertura da janela.
— Nós achamos que esse grupo é suficiente, porque temos peças de reposição em todas os setores. Então, por si só, já estaríamos satisfeitos. Talvez, por uma questão de quantidade seria interessante ter mais um zagueiro, um meia avançado com característica diferente — disse Osvaldo Pioner, vice-presidente de futebol do Juventude.
Durante a intertemporada para o Brasileirão, o Juventude contratou nove nomes: os zagueiros Thalisson e Vitor Mendes, o lateral-esquerdo Busanello, os volantes Yuri e Jean Irmer, o meia Marlon, e os atacantes Edinho, Paulinho Moccelin e Óscar Ruiz. O técnico Eduardo Baptista participou ativamente do processo de reformulação do elenco, inclusive entrando em contato diretamente com os possíveis contratados.
— Fizemos muito isso. Com o próprio Marlon, o Edinho. Faz parte, porque brigamos contra outros times. Alguns jogadores que já conhecíamos, ligamos para dar uma tranquilidade. A direção faz o contato e não me meto na parte financeira. Só do treinador ligar, o jogador se sente importante e atraído. Todos os jogadores e indicações passaram por mim, pelo Pioner e pelo Barbarotti — avaliou Eduardo Baptista, que finalizou:
— Esse ano é diferente, porque essa janela vai se mostrar um Campeonato Brasileiro diferente. Não tem mais o erro. Não terá equipes que contratam 10, não deu certo, contrata mais 10. Agora é só em julho. Não tem mais correção de rota. Os cuidados nas indicações e contratações foram grandes, porque não tem como trocar o pneu. Fico satisfeito com o que conseguimos. Contratamos jogadores experientes na Série A e isso é importante. Cada um com a sua característica. Já temos um olhar para a janela de julho, quando reabre novamente. Situações que não conseguimos agora, se desenha para a janela de julho.
Contratações na intertemporada
:: Thalisson - zagueiro (Mirassol)
:: Vitor Mendes - zagueiro (Atlético-MG)
:: Busanello - lateral-esquerdo (Dnipro-UCR)
:: Yuri - volante (Fluminense)
:: Jean Irmer - volante (Gil Vicente-POR)
:: Marlon - meia (Ceará)
:: Edinho - meia-atacante (Fortaleza)
:: Paulinho Moccelin - atacante (Londrina)
:: Óscar Ruiz - atacante (Bahia)