No final do ano passado, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou uma importante mudança no futebol nacional para a atual temporada e que tem impacto direto no Juventude. Por conta de novas determinações da Fifa, agora há uma janela interna de transferências no Brasil. Com isso, fica estabelecido que as trocas de clubes dos atletas no mercado nacional deverão ser efetuadas em um dos períodos de registros fixados pela entidade.
A CBF definiu novas janelas para transferências. A primeira está em andamento desde o dia 19 de janeiro e irá até 12 de abril. A segunda vai do dia 18 de julho até 15 de agosto. Com isso, o Juventude e os demais clubes das Série A e B do Campeonato Brasileiro só poderão contratar, no primeiro momento até o dia 12 de abril. Depois só poderão reforçar seus elencos a partir do dia 18 de julho. O Brasileirão começa no final de semana do dia 9 de abril. Com a nova data de transferências, os clubes poderão contratar para a primeira rodada e depois somente para a 18ª até um dia após a 22ª rodada.
Jogadores sem contrato com qualquer clube ou que tiveram o acordo rescindido antes do fim dessas janelas poderão ser inscritos fora desse prazo. Já os atletas emprestados também só podem retornar aos clubes de origem dentro das janelas.
Essa nova regra é referente apenas às transferências nacionais de atletas. O procedimento para transferências internacionais permanece com as determinações e condições das janelas impostas pela Fifa.
JANELA NACIONAL TEMPORADA 2022
:: Primeiro semestre: de 19 de janeiro a 12 de abril
:: Segundo semestre: de 18 de julho a 15 de agosto