O Real Noroeste, adversário do Juventude na segunda fase da Copa do Brasil, é da cidade de Águia Branca-ES, 212 km da capital Vitória. O clube foi fundado em 2008 e conquistou o tricampeão da Copa do Espírito Santo (2011, 2013 e 2014), esses títulos fizeram o jovem clube dar voos maiores com participações na Copa do Brasil. Depois, em 2018 e 2019, foi vice-campeão Estadual. Já no ano passado, levou o campeonato capixaba.
Essa é a quarta participação do Real Noroeste na Copa do Brasil. Em 2012, disputou pela primeira vez. O adversário foi o Ipatinga, que venceu por de 2 a 0 e avançou. Em 2014, o time capixaba retornou à competição e na fase preliminar enfrentou o Rio Branco-AC, em dois jogos. Na ida, em casa, empate de 1 a 1. Na volta, na Arena da Floresta, o Real foi derrotado por 1 a 0, e eliminado.
Em 2015, o Real Noroeste também jogou a fase preliminar e enfrentou o Atlético Acreano. Nos dois jogos, o Real venceu. Depois, na primeira fase, o Real Noroeste enfrentou o Criciúma, mas foi eliminado ao perder por 4 a 1. Já neste ano, voltou a disputar a competição e na primeira fase passou pelo Operário-PR, vitória por 2 a 1, em casa. Em 2019 e 2020, o clube disputou a Copa Verde, mas foi eliminado na primeira fase em ambos os anos.
Na atual temporada, o Real Noroeste está garantido nas quartas de final do Campeonato Capixaba. No segundo semestre, jogará a Série D do Brasileirão. O time-base tem: Waldson; Gabriel Santos, José Vitor, Pedro Botelho e Patrick Santos; Ítalo, Ícaro, Marquinho e Alex Pixote; Rogerinho e Toni Galego. O técnico é Duzinho.
O Real Noroeste conta com um jogador que já foi campeão da Copa do Brasil. É o zagueiro e lateral-esquerdo Pedro Botelho que venceu a competição em 2014 pelo Atlético-MG. Ele é um dos principais jogadores do time capixaba. Agora com 32 anos, o defensor também foi vice-campeão em 2007 pelo Figueirense e em 2013 pelo Athletico-PR.
Jogador ilustre
Richarlison, jogador do Everton, da Inglaterra, e da Seleção Brasileira, começou a carreira nas categorias de base do Real Noroeste em 2013 e lá permaneceu até o ano seguinte, quando foi contratado pelo América-MG em dezembro de 2014. Em 2020, em entrevista ao site "The Players Tribune", Richarlison, afirmou que o clube capixaba dificultou a sua saída para o América-MG, onde ele foi destaque na Série B do Brasileiro em 2015 e acabou contratado pelo Fluminense.
Richarlison morava em Nova Venécia, cidade próxima de Águia Branca, quando decidiu tentar o início da carreira no Real Noroeste. Como clube formador, o Real Noroeste tem direito a um percentual relativo ao mecanismo de solidariedade em cada transação.