Vitor Mendes foi um dos grandes nomes do Juventude na temporada de 2021. Chegou desacreditado ao clube por conta do rebaixamento para a Série C, com o Figueirense, tornou-se uma referência defensiva e um dos líderes do elenco, mesmo ainda muito jovem.
O retorno ao Alfredo Jaconi diz muito sobre a relação entre o jogador e o clube. Vitor recebeu propostas melhores e até poderia achar ruim um novo empréstimo para o mesmo clube. Porém, justamente pela forma com que foi recebido no Alfredo Jaconi e por toda a relação com o torcedor, que fez campanha pelo seu retorno, a escolha foi pela volta, que agrega muito ao elenco alviverde.
Se conseguir repetir o que fez em 2021, Vitor Mendes é um grande acréscimo para o setor, especialmente pela sua característica. É um zagueiro mais veloz, de boa recuperação, algo fundamental no modelo proposto por Eduardo Baptista. Além disso, como bem mostrou na reta final do último Brasileirão, pode ser uma ótima opção ofensiva nas bolas paradas. Um retorno a ser valorizado.