O Campeonato Brasileiro 2022 começa para o Juventude na próxima segunda-feira (11), às 20h, diante do Bragantino, no Estádio Alfredo Jaconi. O objetivo novamente é a permanência na elite do futebol nacional. Para isso, a comissão técnica tem um planejamento de pontual ideal no primeiro turno da competição. Na temporada passada, o Verdão fez 23 pontos na primeira metade do Brasileirão.
Neste ano, o Ju projeta 26 pontos como a pontuação ideal para o primeiro turno do Brasileirão. Em reunião com o grupo de jogadores durante a intertemporada, esse objetivo foi passado e todos estão cientes. Além disso, o técnico Eduardo Baptista e sua comissão definiram metas técnicas e físicas usando como base a campanha do time no ano passado. Se cumprir esses objetivos, mais a pontuação, o Ju estará com um bom caminho percorrido para a permanência.
— Pela experiência que temos no Brasileirão, 23 pontos é um risco ainda. Eu acho que a conta é 26, porque no segundo turno o Campeonato Brasileiro se torna muito mais difícil. Os times vão caindo fora da Libertadores e da Copa do Brasil. Os times que brigam contra o rebaixamento começam a ganhar força e o torcedor abraça. Então, o segundo turno é bem diferente. A ideia é conseguir 26 pontos. Lógico que se conseguir 23 de novo, não se despreza. A gente vai passar uma mini metas, mas prefiro guardar para nós — afirmou o técnico Eduardo Baptista.
Em 2021, o Juventude somou 23 pontos no primeiro turno do Brasileirão. Em 19 jogos, foram cinco vitórias — Sport, Flamengo, Grêmio e Chapecoense —, oito empates e seis derrotas. No segundo turno, o Verdão também conseguiu os mesmos 23 pontos, mas com seis vitórias — Santos, Inter, Fluminense, Bragantino, Chapecoense e Corinthians —, cinco empates e oito derrotas.
— Quanto mais pontos fizermos no primeiro turno, melhor. O segundo turno sempre é mais difícil, porque as equipes se reforçam mais. Se fizermos uma boa pontuação no primeiro turno, isso nos dará mais tranquilidade para a sequência da competição — comentou o presidente Walter Dal Zotto Jr.
No primeiro turno, o Juventude terá 10 jogos como mandante neste Brasileirão: Bragantino, Cuiabá, Inter, Palmeiras, Fluminense, Athletico-PR, Santos, Atlético-MG, Goiás e Ceará.
Primeiro turno do Juventude
1ª rodada - Juventude x Bragantino
2ª rodada - América-MG x Juventude
3ª rodada - Juventude x Cuiabá
4ª rodada - Botafogo x Juventude
5ª rodada - Juventude x Inter
6ª rodada - Avaí x Juventude
7ª rodada - Juventude x Palmeiras
8ª rodada - Fortaleza x Juventude
9ª rodada - Juventude x Fluminense
10ª rodada - Juventude x Athletico-PR
11ª rodada - Corinthians x Juventude
12ª rodada - Juventude x Santos
13ª rodada - Atlético-GO x Juventude
14ª rodada - São Paulo x Juventude
15ª rodada - Juventude x Atlético-MG
16ª rodada - Coritiba x Juventude
17ª rodada - Juventude x Goiás
18ª rodada - Flamengo x Juventude
19ª rodada - Juventude x Ceará