O Juventude entra na segunda e, ao mesmo tempo, penúltima semana de preparação na intertemporada para o Brasileirão. O treinador Eduardo Baptista utiliza esse período para conhecer o elenco e dar ênfase na preparação técnico-tática, além de trabalhar variações de esquemas como o 4-2-3-1, 4-1-4-1 e a saída no 3-4-3 com o volante recuando entre os zagueiros.
— Acho que a grande preocupação era a parte técnica e tática, até porque parte física já vinha de muitos jogos, de uma condição razoável, e a gente procurou melhorar um pouco. Mas foi uma ênfase muito forte na parte tática, onde a gente busca criar novas variações. Meu sistema de jogo mexe muito pouco, mas ele varia. A gente coloca algumas variações que podem acontecer durante o jogo, e tudo isso a gente está testando. Essa semana é esse período. Semana passada cuidamos da parte defensiva, mas nessa semana, já em uma questão mais ofensiva e de criar situações que podem acontecer durante o jogo — comentou o técnico Eduardo Baptista.
Nesta quarta-feira (30), às 15h30min, o Juventude enfrenta o Grêmio de transição, no CT do clube em Caxias do Sul. O técnico Eduardo Baptista pretende observar o goleiro Felipe Alves, já que César está em fase final de recuperação após uma lesão no tornozelo. A ideia do treinador é usar um time para cada tempo. A formação que inicia deve ter:
Felipe Alves; Rodrigo Soares, Paulo Miranda, Rafael Forster e William Matheus; Yuri e Jadson; Capixaba, Marlon, Chico (Edinho); Ricardo Bueno.
— A gente tem uma espinha dorsal. Mas como eu disse, a gente vem testando algumas formações e testando variações com jogadores que podem transitar tanto em um 4-2-3-1, como em um 4-1-4-1, como em um 3-4-3. E esses jogadores que estão dando resposta a gente vai observar durante a semana até a estreia. Então, talvez amanhã seja uma espinha do nosso time, mas não posso garantir que seja a equipe titular. Até porque nós estamos com jogadores chegando a cada dia, jogadores que a gente passa a conhecer pessoalmente no dia-a-dia de trabalho. Mas são todos com condição de serem titulares — finalizou Eduardo Baptista.
O lateral-direito Paulo Henrique e o meia Bassani voltaram aos treinamentos nesta semana, mas por conta de lesões, pode ser prematuro o retorno de ambos para a estreia no Brasileirão. O lateral-esquerdo Moraes ainda está entregue ao departamento médico e a previsão que comece a transição física ainda nesta semana.