![Porthus Junior / Agencia RBS Porthus Junior / Agencia RBS](https://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/35646609.jpg?w=700)
Após a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil, a próxima semana terá dois jogos decisivos para o Juventude. Ambos no Campeonato Gaúcho. Em sete dias, o futuro alviverde no Estadual será definido. Para evitar um vexame histórico, com um possível rebaixamento, o Verdão terá pela frente duas partidas para sair dessa situação.
O primeiro ato será neste domingo (6), às 19h, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, diante do lanterna Guarany-Ba. Depois, no outro final de semana, visitará o Brasil-Pel. Para sair do Z-2 nesta rodada, o Ju precisa vencer o lanterna Guarany e torcer para o União Frederiquense no máximo empatar, em casa, contra o São José-PoA.
Ninguém imaginaria que o time alviverde chegaria nas rodadas finais nesta situação. No entanto, chegou e agora terá que sair dela. Por isso, vencer o time de Bagé torna-se uma verdadeira obrigação e ninguém esconde isso no Jaconi.
— É uma partida muito importante para nós. É uma final e teremos que ganhar. É importante, porque jogaremos em casa e com o apoio da nossa torcida. Vamos necessitar do apoio deles. Temos a obrigação de vencer o Guarany. Necessitamos dessa vitória. Não tem outro resultado que não seja a vitória, ainda mais jogando em casa. Vamos buscar isso — disse o centroavante Isidro Pitta.
A boa notícia é que o Juventude mostra evolução nos resultados. Depois de um começo ruim na temporada, o Verdão está há cinco jogos invicto entre Campeonato Gaúcho e Copa do Brasil. Todos esses confrontos tiveram o técnico interino Eduardo Barros no comando e o centroavante Isidro Pitta como titular.
No Gauchão, com apenas uma vitória, o Verdão, junto com o Guarany-Ba, é um dos times que menos ganharam na competição estadual. Com a confiança da classificação na Copa do Brasil e a invencibilidade das últimas partidas, o Ju mira o resultado positivo em casa para chegar menos pressionado na rodada derradeira.
— Acredito que estamos melhorando muito. Estamos numa ascendente. É algo muito importante, e o grupo está se sentindo bem. Estamos sem perder há alguns jogos e creio que queremos seguir nesse caminho — completou Pitta.
POSICIONAMENTO
Isidro Pitta é centroavante. O legítimo camisa 9. El Viking foi contratado para esse função. Porém, contra o Porto Velho, na Copa do Brasil, se mostrou polivalente e atuou mais aberto pelo lado esquerdo. Assim, formou dupla com o outro centroavante, Ricardo Bueno. Ambos fizeram os gols da classificação para a segunda fase da competição.
A permanência de Pitta atuando mais pelo lado dependerá das opções que Eduardo Barros terá para esse jogo e da estratégia pensada e montada para enfrentar o Guarany-Ba no Estádio Alfredo Jaconi.
— Depende muito do que o técnico quer. Treinamos comigo mais na área e também mais pelo lado esquerdo. Não tenho nenhum problema de sair, e também posso jogar como referência — disse o paraguaio.