A última vez em que Juventude e Guarany-Ba se enfrentaram foi em 2008. O confronto pelo Campeonato Gaúcho foi disputado no dia 8 de março, no Estádio Centenário, porque o gramado do Jaconi passava por melhorias. O time alviverde não teve grande atuação, mas venceu o então lanterna Guarany-Ba, por 2 a 0. Com dois gols, o centroavante Mendes foi o principal destaque da equipe.
Naquela época, Mendes vivia grande fase e marcou os dois gols da vitória por 2 a 0, subindo para sete gols em 10 jogos e dividindo a artilharia do campeonato com Alex, do Inter. O Ju precisava vencer para não ser o único integrante do Gauchão a perder duas vezes para o lanterna Guarany, que conquistou seus únicos três pontos em cima do alviverde em Bagé. Os gols alviverdes aconteceram somente na segunda etapa.
Aos oito minutos, Mendes faz ótima jogada, passou por dois marcadores com um drible e bateu da entrada da área, de pé esquerdo, no canto de Sandro: 1 a 0 Ju. O segundo gol saiu aos 43, após lançamento perfeito de Juan Pérez. Mendes recebeu do lado direito da área e chutou forte, sem chances para Sandro: 2 a 0.
O Juventude jogou com: Michel Alves; Hélder, Laerte, Alex Moraes (Dionattan, 17/2º) e Márcio Goiano; Renan, Juan Pérez, Danilo Oliveira (Fabinho, 24/2º) e Bruno (Maycon, int.); Ivo e Mendes. Técnico: Edson Gaúcho.
Já o Guarany teve: Sandro; Fabrício, Darzone, Léo e Altieri; Ronaldo, Tiago Coelho, Luciano Rita (Tiago Souza, 10/2º); Marcelinho (Dudu, 32/2º), Michel (Michel Souza, 26/2º) e Leandro Kivel. Técnico: Edinho.