Volante de origem, mas polivalente nas funções. Esse é o novo reforço do Juventude. Yuri, 27 anos, que foi apresentado oficialmente, nesta terça-feira (22), e já treina com o elenco alviverde na intertemporada em preparação para o Campeonato Brasileiro que começa em abril. O recém-contratado chega como opção para a primeira função do meio-campo, porém também pode atuar em outras posições.
— Eu sou um cara que jogo em diferentes funções. Eu já joguei de volante, de lateral, de zagueiro. Eu sou um cara que gosto muito de ajudar e sou dinâmico. Ajudo bastante na marcação. Atuei mais como primeiro volante e vou ajudar muito a equipe defensivamente, e os homens da frente para eles resolverem o jogo pra gente — comentou Yuri, que chega por empréstimo até o final do Brasileirão junto ao Fluminense.
Yuri foi revelado pelo Osasco Audax e tem passagem por Audax Rio e Santos. Yuri chegou ao Santos por empréstimo em 2016 e permaneceu até 2018, porém nunca se firmou como titular no clube paulista. O jogador teve sequência na equipe como zagueiro em 2017.
Posteriormente, Yuri foi emprestado pelo Santos ao Fluminense em 2019, mas, inicialmente, o atleta não recebeu muitas oportunidades. No segundo semestre daquele ano, no entanto, se destacou e terminou a temporada como titular. Só que o jogador perdeu espaço nos anos seguintes e foi emprestado ao Cuiabá e lá disputou o Brasileirão do ano passado. Porém, não permaneceu e retornou ao Fluminense, onde não teve muito espaço.
— São coisas do futebol. É algo cíclico e as coisas acontecem muito rápido. No Fluminense, acabei perdendo muito espaço, mas nunca deixei de trabalhar e dar meu máximo. Chego aqui com pensamento para dar o máximo e ajudar o Juventude — justificou o novo contratado.
Yuri começou como titular do Cuiabá no Brasileirão no ano passado e depois virou reserva. No total, ele disputou 21 partidas do Brasileirão. O volante participou da partida entre Juventude e Cuiabá, no segundo turno, no Estádio Alfredo Jaconi, com vitória da equipe do Mato Grosso, por 2 a 1. O meio-campista entrou durante o jogo no lugar de Auremir.
COBRANÇA E CONCORRÊNCIA
Atualmente no elenco, para a primeira função, o Juventude tem Elton e Ricardinho. O segundo tem o contrato próximo do fim e não deve permanecer. Outro nome para essa função é o jovem Kelvi, oriundo da base, e que teve algumas oportunidades durante o Campeonato Gaúcho. Todos brigam pela posição com Yuri.
— Em todos os clubes existe essa competição. Isso eleva o nível de todos. Todo mundo quer jogar e aqui não será diferente. Estou chegando agora e quero ajudar o clube — disse Yuri, que finalizou sobre a cobrança:
— Por se tratar de Juventude, um time grande, sabemos que a cobrança vai existir e vai ser a mais alta possível. Quem está aqui, precisa estar acostumado com a cobrança. A cabeça está boa e tranquila para isso. A gente vai dar o nosso melhor para ser um ano bom para o clube.
FICHA TÉCNICA
:: Nome: Yuri Oliveira Lima
:: Posição: Volante
:: Nascimento: 5/8/1994 - São Paulo-SP
:: Altura: 1,84 m
:: Peso: 79kg
:: Clubes: Osasco Audax, Audax Rio, Santos, Fluminense e Cuiabá