O Caxias do Sul Basquete sofreu a sua quinta derrota seguida no NBB e vê a classificação para os playoffs ficar cada vez mais ameaçada. Na noite desta terça-feira (29), em Santa Cruz do Sul, o time do técnico Rodrigo Barbosa perdeu para o União Corinthians por 84 a 70.
Com 10 vitórias e 18 derrotas, a equipe caxiense segue na 11ª colocação, mas vê os rivais se aproximarem. Ainda faltam quatro partidas para o encerramento da primeira fase, sendo todos confrontos diretos. Nos dias 6 e 8 de abril, o Caxias encara o Mogi-SP e o Pato-PR, respectivamente, ambos fora de casa. Para fechar a etapa classificatória, o time recebe Paulistano e Corinthians.
O clássico gaúcho teve um primeiro período marcado pelas fortes marcações e por um duelo físico intenso. O placar se manteve equilibrado, com alternância dos dois times à frente. Enquanto o União Corinthians apostava nas jogadas dentro do garrafão com o pivô Leozão, o Caxias tentava fazer um jogo coletivo mais consistente, sem um único destaque individual. No placar, melhor para os visitantes, que fecharam os 10 minutos iniciais com 17 a 15.
O cenário se repetiu no segundo período. Com o retorno do ala/pivô Rafa Oliveira, o Caxias Basquete conseguiu rodar mais o elenco e teve um bom aproveitamento defensivo até o intervalo. Permitindo novamente menos de 20 pontos ao rival, venceu o quarto por 20 a 18 e ampliou a diferença para 37 a 33.
A situação da partida mostrou uma realidade diferente. O time caxiense encontrou muitas dificuldades por conta do excesso de faltas. Com Humberto, Dida e Cauê pendurados, a equipe perdeu a intensidade dos minutos iniciais. Com isso, viu o Corinthians crescer, impulsionado pela torcida e por duas enterradas em sequência, que garantiram a virada no placar.
A equipe de Santa Cruz do Sul foi mais assertividade em suas iniciativas no ataque e, aproveitando de erros do time de Rodrigo Barbosa, fez 26 a 14 no terceiro quarto, indo para o último período vencendo por 59 a 51.
A vitória era fundamental para o Caxias se manter na zona de classificação aos playoffs e a agressividade de Rafa Oliveira e Humberto foram determinantes para o time voltar ao jogo. Em dois minutos, com uma parcial de 8 a 2, a equipe visitante reduziu a diferença para dois pontos, obrigando o União Corinthians a pedir tempo. A parada deu certo e os donos da casa voltaram a se encontrar. Comandados pelos experientes Gruber e Cafferatta, o União era mais eficiente no ataque e voltou a levar a diferença para nove pontos.
Nos quatro minutos finais, o Caxias se perdeu e, abatido, viu o rival comemorar a oitava vitória na competição e também entrar na disputa por um dos 12 lugares na próxima fase. Gruber e Léozão, do Corinthians, e Eddy, do Caxias, com 17 pontos, foram os cestinhas da partida.