A noite de sábado (12) reservava um grande desafio ao Caxias do Sul Basquete. Porém, o desfecho do duelo contra o Pinheiros não foi o que o torcedor que compareceu ao Ginásio do Sesi esperava. O time paulista venceu por 87 a 80 e decretou a terceira derrota seguida da equipe caxiense no Novo Basquete Brasil (NBB).
Com o resultado, o Caxias caiu para a 11ª colocação, com 10 vitórias e 16 derrotas na competição. O próximo compromisso será nesta segunda-feira (14), diante do Bauru, às 20h, novamente no Ginásio do Sesi. Os ingressos estão a venda no site minhaentrada.com.br.
Neste sábado, em um confronto direto por vaga nos playoffs, o equilíbrio marcou boa parte do jogo. O Pinheiros se manteve melhor na partida nos dois primeiros quartos, mas alternando a liderança com o Caxias. Ao final do primeiro período, a vitória dos visitantes por 22 a 18.
O cenário se repetiu nos 10 minutos seguintes. O time de Rodrigo Barbosa encostava no placar e o Pinheiros novamente conseguia abrir. O argentino Alejo se destacou a favor dos donos da casa, impedindo que o adversário abrisse uma longa vantagem. Mesmo assim, o jogo foi para o intervalo com vitória de 38 a 32 para os visitantes.
Na volta dos vestiários, o time caxiense teve muitas dificuldades no ataque e viu o Pinheiros deslanchar e chegar a abrir 16 pontos de vantagem. O técnico Rodrigo Barbosa parou o jogo, mas o bom aproveitamento dos paulistas persistiu, garantindo 13 de diferença para o último quarto: 68 a 55.
Sabendo da importância do confronto, o Caxias foi para o tudo ou nada no último período. Com Eddy e Humberto conduzindo as ações ofensivas, o time chegou a diminuir a diferença para dois pontos, levantando o torcedor no Ginásio do Sesi. Porém, com erros de marcação e escolhas equivocadas no ataque, bem aproveitados pelo Pinheiros, o jogo escapou das mãos mais uma vez. No fim, vitória dos visitantes por 87 a 80.
O ala/pivô Humberto, com 20 pontos e sete rebotes, acabou como cestinha do Caxias. Destaque também para Cauê, com 14 pontos, quatro rebotes e nove assistências, e Eddy com 13 pontos, três rebotes e três assistências. O norte-americano Coleman, com 21, foi o cestinha do jogo.