O Caxias do Sul Basquete sofreu a sua décima quinta derrota no NBB. Na noite desta quarta-feira (2), no Ginásio do Morumbi, o time do técnico Rodrigo Barbosa não conseguiu fazer frente ao São Paulo e perdeu por 93 a 53.
Com 10 vitórias e 15 derrotas, o Caxias segue na zona de classificação aos playoffs. O próximo duelo será no dia 12 de março, sábado, contra o Pinheiros, no Ginásio do Sesi, às 17h. Será mais um dos confrontos diretos para a classificação aos playoffs.
No Morumbi, logo no primeiro quarto, o São Paulo demonstrou seu poderio ofensivo. Por outro lado, o Caxias teve dificuldades para ajustar a marcação. Mesmo iniciando com Elinho e Caboclo no banco, a equipe da casa conseguiu controlar as ações e forçou principalmente as jogadas dentro do garrafão. Tyrone e Marquinhos, com sete pontos, foram os destaques do período, que teve 25 a 12 no placar.
No segundo quarto, o duelo iniciou mais truncado e com as marcações prevalecendo dos dois lados. Porém, a experiência do São Paulo e as melhores escolhas no ataque voltaram a fazer a diferença. Com apenas 18% de aproveitamento nos chutes de três pontos e as dificuldades para segurar o adversário, o Caxias não conseguiu fazer frente ao rival, saindo para o intervalo com derrota por 45 a 20.
No terceiro período, o Caxias melhorou sua performance, especialmente na defesa. Com isso, chegou a reduzir a diferença dos donos da casa para menos de 20 pontos. A iniciativa de Pedro Mendonça e Humberto foi fundamental para o triunfo no terceiro período por 19 a 15. No total, 60 a 39 para o São Paulo.
Sentindo o ritmo do jogo e sem a mesma rotação do que o adversário, o Caxias não conseguiu repetir o desempenho no último quarto. Logo de cara, os paulistas fizeram 10 a 2 nos primeiros minutos. Com Caboclo dominante no garrafão e Shammel eficiente no ataque, o São Paulo controlou o jogo. Na reta final, com os reservas em quadra, fechou a partida com 93 a 53 no placar.