O Caxias do Sul Basquete não conseguiu segurar o ímpeto ofensivo da Unifacisa no primeiro tempo e sofreu mais uma derrota na temporada 2021/2022 do NBB. No Ginásio do Sesi, neste domingo (20), com um jogo coletivo eficiente, a equipe paraibana venceu por 79 a 60, recebendo o troféu da Festa da Uva.
Com o resultado, o Caxias passa a ter 10 vitórias e 14 derrotas na competição, na zona de classificação aos playoffs. O próximo compromisso será no dia 2 de março, contra o São Paulo, fora de casa.
A cesta de três de Eddy, de muito longe, logo nos primeiros segundos da partida, deu a impressão de que o Caxias Basquete conseguiria abrir vantagem. Porém, a força física e a vantagem da Unifacisa dentro do garrafão prevaleceu. Com Gerson e Antônio dominantes nos rebotes, o time da Paraíba conseguiu ganhar algumas oportunidades a mais no ataque e dominou o placar a partir do terceiro minuto, com uma forte defesa.
Enquanto as tentativas do perímetro não funcionavam para o Caxias, a resposta vinha com o ala/pivô Antônio, ex-jogador do time caxiense, que foi o destaque na pontuação, com 12. Ao final do período, 24 a 12 para os visitantes.
No segundo quarto, um chute certeiro de Alejo e uma assistência de Eddy para Canta fizeram a diferença baixar para nove pontos, fazendo o técnico da Unifacisa pedir tempo. E a parada serviu para a equipe paraibana retomar o domínio. Com uma maior rotação e sabendo entender a vantagem de altura dos seus jogadores dentro do garrafão, os visitantes seguiram controlando as ações, enquanto o Caxias não encontrava a marcação ideal. Sendo assim, os visitantes ampliaram o placar: 51 a 25 no intervalo.
Com mais intensidade no jogo, o Caxias voltou dos vestiários disposto a reduzir a vantagem e fez 10 a 2 em uma primeira parcial. Porém, mais uma vez, o adversário soube controlar o ataque do time de Rodrigo Barbosa e marcou 11 pontos seguidos para outra vez aumentar o placar a seu favor. Apesar de vencer a parcial por 18 a 17, o time caxiense seguiu distante do marcador: 68 a 43.
Os 25 pontos de frente eram praticamente uma garantia de vitória para a Unifacisa. Sendo assim, o desafio do Caxias era basicamente reduzir a diferença e segurar o ataque dos paraibanos. Com boas atuações ofensivas de Dida e Alejo, a missão foi cumprida, com 17 a 11 no quarto período. Mesmo assim, a vitória foi da Unifacisa, por 79 a 60, devolvendo o resultado positivo que havia sido conquistado pelos caxienses fora de casa.
Antônio, com 26 pontos, foi o cestinha da partida. Eddy, com 20, foi principal pontuador do time caxiense.