O técnico Rogério Zimmermann se mostrou feliz com o grupo de jogadores do Caxias após a goleada sobre o União-FW, por 3 a 0, no Estádio Centenário, pela última rodada do Gauchão, neste sábado (12). Mesmo fora das semifinais, já que o time encerrou na quinta colocação, o treinador ressaltou que seus atletas mostraram muito profissionalismo e que isso é um ponto importante para a disputa da Série D, em abril.
— Gostaríamos de estar no quadrangular final, nós levamos o Estadual à sério. Mas o que vai mudar a vida do Caxias é subir de divisão. Um jogo como o de hoje tem um caráter emocional forte, com o União brigando para ficar e nós pela vaga na Série D. Antes do jogo, eu analisava nosso vestiário e estávamos com cinco jogadores que seriam titulares fora da partida, eu olhei e vi o quanto esse time poderá progredir com todos eles. O Caxias a partir de agora tem que visar essa competição nacional, afinal é para isso que nós viemos, para isso que esses jogadores foram contratados. O que vai mudar a vida do Caxias e colocar jogadores, direção e comissão técnica na história do clube é o acesso — destacou Zimmermann.
O treinador também usou como exemplo a escolha pelo atacante Willian, jovem oriundo da base, como titular neste sábado. Num jogo importante, o Caxias não contava com Batista e Giovane Gomez, dois centroavantes de maior experiência e que brigam pela titularidade quando estão saudáveis. Sem os dois, a aposta no jovem deu certo na avaliação de Zimmermann. Ao mesmo tempo, ele também lembrou que o elenco deverá ser maior e ter mais investimentos para a disputa do torneiro nacional.
— Para o Estadual, o grupo menor estava perfeito, tanto que nos faltou um ponto. Talvez no jogo contra o São Luiz ou contra o Ypiranga, faltou esse ponto para classificar. Agora, para o Brasileiro, sim (faltam jogadores). Aí é uma competição nacional e acredito que o investimento será maior nessa competição que muda a história do Caxias. Eu confio nos dirigentes, acho que precisamos investir para a Série D, afinal essa é a nossa meta. Para o Estadual, o grupo foi bem — avaliou o comandante grená.
Encerrado o Estadual na quinta posição, o Caxias garantiu uma vaga para jogar a Quarta Divisão nacional de 2023, caso não conquiste o acesso nesta temporada. Uma vaga na Copa do Brasil só será possível em caso do Inter consiga uma vaga para disputa da Copa Libertadores do próximo ano.
Segundo o departamento de futebol do clube, reuniões estão sendo feitas e o grupo de jogadores terá mudanças. Sem detalhar, o Caxias deverá buscar reforços para defesa, principalmente um lateral-esquerdo, meio de campo e ataque, além de ampliar o número de atletas visando a Série D.