O período de pré-temporada serve também para os técnicos brasileiros aprimorarem dentro da função. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) disponibilizou a Granja Comary, no Rio de Janeiro, para a realização das aulas de licença PRO da CBF, onde estão participando três "alunos" que são velhos conhecidos da torcida do Juventude. Encontraram-se, nesta quinta-feira (6), os técnicos Lisca, Marquinhos Santos e Pintado, marcados por comandarem o alviverde em campanhas de acesso nacionais.
Lisca é o treinador que deu início ao processo de reestruturação do Juventude. Em 2013, o técnico foi responsável por conquistar o acesso da Série D para a Série C, diante do Metropolitano-SC. Era ele quem estava à frente do comando técnico alviverde na temporada marcada pela histórica classificação diante do Londrina, onde o centroavante Zulu marcou dois gols depois dos 40 minutos do segundo tempo.
Já Marquinhos Santos foi o responsável por levar o Juventude novamente à Série B do Campeonato Brasileiro em 2019, após o clube ter sido rebaixado no ano anterior. No jogo do acesso, o Verdão goleou o Imperatriz-MA por 4 a 0 no Alfredo Jaconi, com três gols de Renato Cajá e um do centroavante Carlos Henrique. Ainda, Marquinhos Santos foi campeão do Interior com o Juventude no Gauchão de 2021, além de ter comandado a equipe na maior parte da campanha alviverde na Série A.
Responsável por dar sequência ao trabalho de Marquinhos Santos em 2019, Pintado foi contratado pelo Juventude no ano seguinte para comandar a equipe na Série B. A excelente campanha do treinador levou o Verdão de volta à elite do Campeonato Brasileiro após 14 anos, ficando na terceira colocação da Série B, com 61 pontos. O jogo do acesso, contra o Guarani, em Campinas, na 38ª rodada, foi marcado por um golaço de Renato Cajá.
Só não esteve presente na foto o técnico Antônio Carlos Zago. O treinador comandou o Juventude na campanha do acesso da Série C para a Série B, em 2016. Fora de casa, diante de 60 mil torcedores do Fortaleza-CE na Arena Castelão, o Verdão subiu após empatar em 1 a 1. O gol alviverde foi marcado pelo centroavante Hugo Almeida, de cabeça, depois de cruzamento do lateral-esquerdo Pará.