O Juventude começou a semana de estreia no Campeonato Gaúcho com a apresentação de mais um reforço — no total são 11 até o momento — para a temporada 2022. O atacante Guilherme Parede, 26 anos, chega por empréstimo do Talleres, da Argentina. O jogador já treina com o elenco alviverde há duas semanas. Além do retorno ao Brasil, na entrevista coletiva, o jogador destacou também a volta ao futebol gaúcho, onde atuou em 2019 no Inter.
— Muito feliz de retornar ao Rio Grande do Sul e muito feliz de estar no Juventude. Pra mim, é um recomeço. São sete meses sem jogar. Retornei ao futebol pegado, parecido com a Argentina. Quero retribuir todo o carinho e respeito aos torcedores. Espero alcançar as expectativas — disse Parede.
Guilherme Parede começou a carreira no Operário-PR e despontou pelo Coritiba. Ainda defendeu J. Malucelli, Ypiranga, Inter e Vasco da Gama. Em 2018, fez uma ótima Série B do Brasileirão pelo Coritiba. Foram nove gols em 31 partidas. Um ano depois, no Inter, ele participou de 46 jogos e marcou cinco vezes. Em 2020, o atacante foi comprado pelo Talleres e emprestado ao Vasco.
No ano passado, voltou ao clube argentino e teve 16 jogos e um gol marcado. No entanto, sofreu uma lesão no ligamento cruzado do joelho esquerdo em abril. Recuperado, Parede espera reencontrar o bom futebol.
— No cenário nacional, nos três últimos anos, eu estava bem, e no meu melhor momento na Argentina eu me lesionei. Espero voltar ao meu máximo e ao meu 100%. O Juventude me deu a oportunidade. Espero surpreender e estar muito bem para me firmar no clube. Estou 90%. Os 10% que faltam é adquirir confiança e jogar para ganhar minutos. Da lesão estou recuperado totalmente — comentou o atacante.
A passagem por outros clubes brasileiros e, até mesmo, na Argentina, fizeram o atacante evoluir. Guilherme Parede pode atuar pelos lados ou até mesmo mais centralizado. No ex-clube, ele trabalhou com o atual técnico do Inter, Alexander Medina. Com ele, apesar de preferir jogar como o atacante de lado, Parede chegou a atuar adiantado.
— Eu evoluí muito bem. Trabalhei com vários treinadores, passei em grandes clubes e aprendi de tudo um pouco. É um recomeço aqui e esqueço tudo que fiz no passado. É um recomeço para mim e espero estar 100% para ajudar dentro de campo. Do meio para frente, sou versátil. Onde o professor me colocar, eu vou ajudar — finalizou.
Além de Guilherme Parede, o técnico Jair Ventura tem as seguintes opções para o ataque: Capixaba, Ricardo Bueno, Hélio Borges, Vitor Gabriel. Após a saída de Sorriso, a direção alviverde ainda busca mais uma contratação para o setor ofensivo.