A semana decisiva no primeiro turno do Novo Basquete Brasil (NBB 14) para o Caxias do Sul Basquete começa com mais um desafio: enfrentar o surto de covid-19 no grupo de atletas. Na luta por uma vaga no Super 8 - o campeonato entre os turnos da competição e que vale lugar na Basketball Champions League Americas -, o time do técnico Rodrigo Barbosa não contará com sete jogadores. Seis deles testaram positivo para o coronavírus, além de dois membros da comissão técnica.
Nesta segunda-feira (10), o time caxiense encara o Corinthians, a partir das 20h, no primeiro dos dois confrontos que concluem o primeiro turno do NBB. Para o duelo no Ginásio Wlamir Marques, Rodrigo terá à disposição apenas nove jogadores, sendo que apenas quatro fazem parte da rotação normal da equipe: o ala/armador Alejo, os alas Humberto e Eddy, além do pivô Wesley Sena.
Os outros que viajaram para São Paulo são basicamente do grupo que disputou a Liga de Desenvolvimento (LDB): os alas Augusto De Martini e Shaw, além dos alas/pivôs Vinícius Paixão e Andrew Zion. Completa a delegação o experiente ala/pivô Rubinho.
A delegação em São Paulo ainda passará por mais uma testagem para a covid-19 no início da segunda-feira. A expectativa é que nenhum outro atleta teste positivo. Antes da viagem, os jogadores mantiveram isolamento para evitar novas contaminações, se encontrando apenas para os treinamentos.
Ficaram em Caxias do Sul por terem testado positivo para covid-19 os armadores Cauê Verzola, Cantarutti (que se recupera de lesão) e Elias, o ala/armador Pedro Mendonça, o ala/pivô Rafa Oliveira e o pivô Dida. Da comissão técnica, o preparador Léo Gomes e o auxiliar Paulo César Jaú. O jovem Antônio De Martini não testou positivo, mas também ficou de fora da delegação por outra situação de saúde.
Situação na tabela
Com 50% de aproveitamento, o Caxias Basquete ocupa a 7ª colocação na tabela, empatado com Pinheiros (8°), que entra em quadra às 18h deste domingo (9), contra o Flamengo. Se vencer o Corinthians - vice-lanterna-, a equipe caxiense carimba o lugar no Super 8, pois no critério de desempate leva vantagem sobre o Pinheiros.
O primeiro time fora do G-8 é o Paulistano, adversário do Caxias na quarta-feira (12), no encerramento do turno, e que também enfrenta dificuldades por conta da covid-19. Jogando em casa, o time de São Paulo encara às 19h30min desta segunda-feira o União Corinthians, de Santa Cruz do Sul.
A tendência é que a definição dos classificados para o Super-8 ocorra somente na última rodada do turno. E, com tantas possibilidades e contratempos, uma reta final de turno carregada de emoção.