A missão do Caxias do Sul Basquete na noite desta segunda-feira (10) era extremamente complicada. Sem sete jogadores — e seis deles com covid-19 —, a equipe do técnico Rodrigo Barbosa lutou contra o Corinthians, no Ginásio Wlamir Marques, mas com um time completamente sem entrosamento, já que apenas quatro jogadores da rotação tradicional estavam à disposição, acabou derrotada por 104 a 60, pela 15ª rodada do Novo Basquete Brasil (NBB).
Na quarta-feira (12), a expectativa é que o armador Cauê Verzola e o ala/pivô Rafa Oliveira estejam em quadra, já que os dois testaram negativo para a covid-19 e são aguardados em São Paulo para encarar o Paulistano, no jogo que vale a confirmação da vaga no Super 8 — o campeonato entre os turnos da competição e que reúne os oito primeiros colocados.
Contra o Corinthians, com todas as dificuldades dos desfalques, o time gaúcho tentou equilibrar no início do confronto. Nos dois primeiros períodos, o Caxias não deixou o Timão disparar, mas saiu derrotado por 22 a 15 no primeiro quarto e 51 a 26 no segundo — com parcial de 29 a 11.
Na volta do intervalo, o time caxiense até conseguiu começar bem, mas o cansaço dos titulares, somada com a inexperiência dos mais jovens, fez com que o Corinthians voltasse a tomar conta da partida e a equipe paulista acabou o terceiro período vencendo por 82 a 47, com 31 a 21 na parcial.
No quarto final, Rodrigo Barbosa deu sequência para os jovens e o Corinthians garantiu a vitória por 106 a 60, com 22 a 13 no quarto período. Ficou tudo para a quarta-feira.